Abstract:
RESUMO: O fenômeno do envelhecimento populacional e o aumento significativo da longevidade refletiram na tomada de consciência, por parte da Universidade, de que a educação poderia e deveria ser um processo permanente, contínuo e aberto a todas as idades. A educação se apresenta, nesse contexto, com a possibilidade de ampliar a participação dos idosos na vida social e cultural de seu cotidiano, visando à melhoria da qualidade de vida. Entender melhor esta realidade despertou o interesse de realizar o presente estudo, cujo objetivo foi investigar o impacto exercido pelo Programa Terceira Idade em Ação (P.TIA) da Universidade Federal do Piauí no cotidiano de seus participantes, a partir do olhar dos sujeitos envolvidos: o próprio aluno, seus familiares e professores. O instrumento de coleta de dados utilizado com os três segmentos de sujeitos foi a entrevista semiestruturada. Para os idosos, o roteiro constou de questões relacionadas à concepção e auto-percepção sobre qualidade de vida; relações familiares e sociais; concepção sobre velhice e envelhecimento e abordagem sobre a participação no P.TIA. Para os familiares, foram formuladas as mesmas questões, para possibilitar a leitura do cotidiano dos participantes sob o mesmo ângulo de entendimento. Junto às professoras, a abordagem priorizou questões sobre a experiência enquanto educadoras. As questões de pesquisa foram direcionadas para identificação de alguns aspectos da relação de causa-efeito, em termos de mudanças de estilo de vida dos idosos após a inserção nas atividades do Programa e se as ações desenvolvidas pelo P.TIA interferem na qualidade de vida dessas pessoas. Para tanto, o estudo foi realizado através da metodologia da avaliação de impacto que permitiu perceber a relação de causa-efeito entre os resultados encontrados e a participação dos idosos no Programa. Sempre que se referiram ao P.TIA, foi no entendimento de que as contribuições foram importantes, para vivenciarem com mais qualidade de vida, o processo de envelhecimento. Os resultados apontaram para a constatação de que o P.TIA contribui para a melhoria da qualidade de vida, nos seguintes aspectos: estímulo às mudanças no estilo de vida; utilização dos conhecimentos adquiridos para melhorar as condições de saúde; construção de laços afetivos de amizades e ampliação das relações sociais; ocupação do tempo livre; desenvolvimento de habilidades e potencialidades, sempre na perspectiva de se manterem em atividade. A qualidade de vida proporcionada pelas atividades do Programa é traduzida em atitudes de satisfação com a vida, competência social, produtividade e saúde física e mental. A participação do idoso no Programa, revelou aos familiares, a importância de outro componente significativo para o bem-estar vivenciado nessa fase da vida: a sociabilidade. Essa constatação foi autopercebida pelos entrevistados idosos, como um dos fatos mais importantes na passagem pelo P.TIA. O estudo constatou que há consenso entre os três segmentos investigados (alunos, familiares e professoras), sobre a melhoria da qualidade de vida dos idosos, a partir de sua inserção no P.TIA e do impacto positivo no seu cotidiano. ABSTRACT: The phenomenon of the population aging and the significant increase of the longevity reflexed on the people’s conscious, from the side of the University, that the education could be and should be a permanent, continuous and open process to all ages. The education shows itself, in that context, with the possibility to enlarge the elders' participation in the social and cultural life of their daily routine, seeking for the improvement of their life quality. The interest of accomplishing the present study came in order to understand this reality better, whose objective was to investigate the impact practiced by P.TIA (Third Age in Action Program) of the Federal University of the Piauí in the daily life of their participants, from the view of the involved subjects: the own student, their relatives and teachers. The instrument of data collection used with the three segments of subjects was the structured interview. For the elders, the questionnaire was consisted by questions related to the conception and selfperception about quality life; family and social relationships; conception about older age and aging and the approach about the participation in P.TIA. For the relatives, the same questions were asked, to make possible the reading of the daily life of the participants under the same understanding angle. Altogether to the teachers, the approach prioritized questions about the experience while educators. The research questions were addressed for the identification of some aspects of the cause-effect relation, in terms of changes of the elders' lifestyle after the insert in the activities of the Program and if the actions developed by P.TIA interfere in the quality of those people's lives. For that matter, the study was accomplished through the methodology of the impact evaluation that allowed to realize the cause-effect relation among the acquired results and the elders' participation in the Program. Whenever they referred to P.TIA, it was understood that the contributions were important, for them to live, with more life quality, the aging process. The results point to the verification that P.TIA contributes to the improvement of the life quality, in the following aspects: promotes changes in their lifestyle; use of the acquired knowledge to improve their health conditions; construction of affectionate bonds of friendships and enlargement of the social relationships; occupation of the free time; development of abilities and potentialities, always in the perspective that they have to keep them in activity. The life quality given by the activities of the Program is translated in enjoying attitudes with life, social competence, productivity and physical and mental health. The elders’ participation in the Program revealed to the relatives the importance of another significant component for the welfare lived in that phase of the life: the sociability. That verification was perceived by the interviewed elders, as one of the most important facts in the time passed in P.TIA. The study verified that there is a consensus among the three investigated segments (students, relatives and teachers), on the improvement of the elders' life quality, from their insert in P.TIA and of the positive impact on their daily routine.