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RESUMO: Este estudo teve por objetivo analisar a relação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no Piauí, com o Estado na formulação de política pública de educação direcionada para os agricultores sem-terra e ou assentados, que vivem no e do campo, procurando compreender as articulações e enfrentamentos ocorridos neste processo de organicidade instituído e instituinte a partir do cenário sóciohistórico, político e conjuntural do Estado no qual foi contextualizado, compreendendo, como ponto de referência para a análise, meados da década de 80 até o início da primeira década do século XXI. O estudo realizado considerou o valor de que é dotada a proposta de educação constituída no interior do Movimento e a experiência de educação básica implementada no assentamento Lisboa, localizado no Município de São João do Piauí, no período de 1989 a 2008. Assim, o estudo em questão procurou construir um resgate histórico das conquistas no campo educacional em áreas de acampamentos/assentamentos rurais e as ações educativas desenvolvidas na trajetória de luta dos sem-terra antes e depois do nascimento da organização social MST, buscando compreender a participação ativa do Movimento na luta por políticas públicas de educação do campo, a qual ganhou visibilidade a partir do final da década de 90. Neste sentido, teve-se como propósito, entender se o Movimento introduz sua proposta educativa nas escolas de educação básica dos assentamentos rurais no Piauí, verificando a interferência dessa proposta de educação e das ações educativas dos Sem Terra, na política pública de educação do Estado destinada às populações sem-terra e/ou assentados, bem como o posicionamento dos trabalhadores camponeses na luta, em âmbito Nacional, Estadual e Municipal, pelo direito de ter escola e educação de qualidade. Dessa forma, o estudo foi conduzido por uma metodologia qualitativa com a utilização de técnicas de entrevistas semiestruturada, cruzamento de dados empíricos a partir de categorias teóricas que se constituíram eixos de análise deste trabalho. ABSTRACT: This study has to objective to analyze the relationship of the Movement of Landless Rural Workers, in Piauí, with the State in the formulation of public policy education targeted to the landless farmers and other settlers, who live in and the field, trying to understand the joints and confrontations occurred in the process of introduced organic and institution from the socio-historical background, political and economic situation of the State in which the context, including, as a reference point for analysis, the mid-80's until the beginning of the first decade of the XXI century. The study considered the value of which is given the proposal consists of education within the movement and experience of education implemented in Lisbon settlement, located in São João do Piauí, in the period 1989 to 2008. The study in question sought to construct a historic rescue of the achievements in the areas of education in camps / settlements and rural educational development in the path of struggle of the landless before and after the birth of social organization MST, seeking to understand the participation Active Movement in the fight for public policies in the field of education, which has gained visibility since the end of the 90s. In this sense, the purpose has been to understand the movement makes its educational proposal in schools of basic education of rural settlements in Piauí, checking the interference of the proposed education and education of the landless, the public policy of the state education dedicated to the landless people and / or settlers, and the positioning of peasant workers in the fight, at the National, State and Municipal, the right to education and school quality. By the way, the study was conducted by a qualitative methodology with the use of semi-technical interviews, cross-empirical from theoretical categories which have axes of analysis in this work. |
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