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RESUMO Esta tese tem como objetivo o estudo das narrativas de Mestre Agenor Abreu. Busca-se aqui interpretar elementos vinculados à sua formação musical, atuação como docente e os retornos que seus trabalhos trouxeram para a população. A pesquisa foi desenvolvida no PPGEd da UFPI e está inserida na linha dedicada à História da Educação, sob a luz da História Cultural tendo Chartier (2006, 2009), Ginzburg (2006), Burke (2008, 2017) e Le Goff (2013) como principais autores da perspectiva teórica. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas narrativas com Mestre Agenor e uma entrevista semiestruturada com seu filho, Renoir do Pife. As informações obtidas nas entrevistas foram analisadas em conjunto com outros documentos, são eles: o CDs Canto Guabes, Candeeiro do Folclore, Projeto Sopro de Taboca; o DVD Piauiensidades; um método para o ensino de pífano, fotos dos arquivos pessoais de Mestre Agenor, fotos registradas pela pesquisadora e reportagens de imprensa disponibilizada na web. Para a análise os dados obtidos foram compilados, decompostos e recompostos em novas categorias que deram suporte para a desenvolvimento dos três capítulos desta tese. Após o exame dos documentos foi exequível definir o recorte temporal da pesquisa: do início do envolvimento de Agenor com a música quando este tinha 7 anos de idade, ao lançamento de seu trabalho mais recente, o DVD Piauiensidades, finalizado em 2009. Os resultados evidenciam que Agenor começou a aprender música na infância de modo informal. Na vida adulta teve contato com o ensino formal de música em um projeto social e posteriormente no curso de Licenciatura em Educação Artística da Universidade Federal do Piauí. Em sua atuação como docente o Mestre buscou trabalhar com o repertório tradicional de seu estado de origem, todavia, com uma abordagem diferente da empregada pelos músicos populares do interior. Por meio das análises foi possível identificar que o Mestre é um intelectual de seu tempo e que para conseguir desenvolver seu trabalho contou com a ajuda de sua rede de sociabilidade. Por fim, conclui-se que mestre de cultura popular, tais como Agenor, guardam consigo uma parcela dos saberes de suas regiões. Sem um registro adequado, estes conhecimentos podem se perder, juntamente com partes da identidade e da história de uma comunidade.
ABSTRACT
This study aims to analyze the narratives from Mestre Agenor Abreu. Here we adress
his musical training, his teaching practice as well the returns that his work has brought
to the population. This study was developed at the Education Graduate Program of the
Universidade Federal do Piauí, following the History of Education research line. This
work is based on Cultural History, with Chartier (2006, 2009), Ginzburg (2006), Burke
(2008, 2017) and Le Goff (2013) as the main authors of the theoretical perspective.
Interviews were conducted with Mestre Agenor and a semi-structured interview was
conducted with his son, Renoir do Pife. The data from interviews was analyzed
together with other documents, namely: the CDs Canto Guabes, Candeeiro do
Folclore, Projeto Sopro de Taboca; the DVD Piauiensidades; a method for teaching
the pife, photos from Mestre Agenor's personal archives, photos recorded by the
researcher and press reports available on the web. Data obtained were compiled,
decomposed and recomposed into new categories that supported the development of
the three chapters. After examining the documents, it was possible to define the time
frame of the research: from the beginning of Agenor's involvement with music when he
was 7 years old, to the release of his most recent work, the DVD Piauiensidades,
completed in 2009. It was possible to understand that Agenor started to learn music
informally in childhood. In adult life, he had contact with formal music teaching in a
social project and later at the Universidade Federal do Piauí. As a teacher, the Master
has favored his home state traditional repertoire, however, with a different approach
adopted by country popular musicians. The analysis highlights the Master as an
intellectual of his time and point out his sociability network as essential to develop his
work. Finally, it is concluded that masters of popular culture, such as Agenor, keep a
portion of the knowledge of their region. Without proper recording, this knowledge can
be lost, along with parts of a community's identity and history. |
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