Abstract:
Resumo
A proposta da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) é estabelecer um conjunto de
aprendizagens fundamentais que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes, independentemente
da região do país ou da rede de ensino em que estejam matriculados. Isso
visa assegurar uma educação de qualidade, equitativa e que atenda às necessidades da
sociedade contemporânea. É fundamental que as unidades de ensino do país capitaniadas
pelos seus gestores tenham acesso a dados que possam ajudar a monitorar a aplicação
da BNCC. Como são geradas muitas informações educacionais, uma análise univariada
contemplando somente aspectos quantitativos, pode não ser o suficiente para descrever o
panorama educacional e verificar a completude da execução das propostas apresentadas
na BNCC. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo apresentar, de maneira didática,
uma análise multivariada de grandes conjuntos de dados educacionais. No estudo a
metodologia de agrupamento K−means possibilitou descrever que a taxa de evasão apresentou
menor variação para o ano de 2018, que o estado de Pernambuco apresentou maior
taxa de mé dia de horas aula para rede pública de ensino, evidenciou que os ensinos da
rede pública e privada possuem aspectos diferenciados, que o ensino público no Estado do
Ceará para ano de 2022, apresentou similaridade ao ensino privado do Estado São Paulo.
A metodologia auxiliou na identificação das variáveis que contribuíram para que o grupo
dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Bahia apresentassem alta dissimilaridade em
relação aos demais estados da unidade federativa do Brasil.
Abstract
The proposal of the National Common Curricular Base (BNCC) is to establish a set of
fundamental learning that must be developed by all students, regardless of the region
of the country or the education network in which they are enrolled. This aims to ensure
a quality, equitable education that meets the needs of contemporary society. It is
fundamental that the teaching units in the country headed by their managers have access
to data that can help monitor the application of the BNCC. As a lot of educational
information is generated, a univariate analysis contemplating only quantitative aspects,
may not be enough to describe the educational panorama and verify the completeness of
the execution of the proposals presented in the BNCC. Thus, the present study aims to
present, in a didactic way, a multivariate analysis of large sets of educational data. In the
study, the K−means grouping methodology made it possible to describe that the dropout
rate showed a smaller variation for the year of 2018, that the state of Pernambuco had a
higher rate of average class hours for the public school system, showed that Public and
private education have different aspects, with public education in the State of Ceará for
the year 2022. similar to private education in the State of São Paulo. The methodology
helped to identify the variables that contributed to the group of the states of Rio Grande
do Norte, Pará and Bahia presenting high dissimilarity in relation to the other states of
the federative unit of Brazil.