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RESUMO
Marcada pela complexidade, a docência requer ao profissional do magistério do ensino superior
investimentos no seu desenvolvimento profissional docente, diante das necessidades que emergem
da prática pedagógica. Tendo como referência o contexto do ensino superior, propõe-se a seguinte
questão de pesquisa: quais as implicações dos investimentos no desenvolvimento profissional do
professor de direito para a prática pedagógica no ensino superior? Com o objetivo geral de analisar
as implicações do desenvolvimento profissional do professor de direito para a prática pedagógica no
ensino superior, delineou-se os seguintes objetivos específicos: descrever o desenvolvimento
profissional dos professores bacharéis em direito; identificar os investimentos realizados pelos
professores bacharéis em direito para atendimento à prática pedagógica, no exercício da docência no
ensino superior; e, refletir sobre as implicações dos investimentos no desenvolvimento profissional
do professor bacharel em direito para a prática pedagógica, no exercício da docência no ensino
superior. A palavra desenvolvimento pressupõe uma evolução e continuidade que leva o professor a
aprofundar os seus conhecimentos ao longo da sua carreira profissional (GARCÍA, 1999).
Fundamenta-se o estudo em Pimenta e Anastasiou (2005), Masetto (2001), Vasconcelos (2000),
Garcia (1999), entre outros. Metodologicamente, assume a abordagem qualitativa descritiva, com
base em Bogdan e Biklen (1999) e Oliveira (2010). Como contexto de investigação empírica, optou-se pelo espaço da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Petrônio Portella, e, mais
especificamente, o Curso de Direito. Assim, os sujeitos participantes desta investigação são
professores do Curso de Bacharelado em Direito/UFPI, efetivos, com formação inicial em Direito,
que aceitaram participar da pesquisa e aderirem voluntariamente ao estudo, no total de três. Na
produção dos dados empíricos do estudo, utilizou-se as narrativas produzidas pelo Memorial de
Formação e pela Entrevista Narrativa, com base em Prado e Soligo (2005), Passeggi (2010) e Sousa
e Cabral (2015) e a Análise interpretativa-compreensiva, segundo Souza (2004), cujos dados,
organizamos em Unidades de Análise Temáticas e suas respectivas subunidades, revelaram que a
partir do ingresso na profissão professor, que ocorre por motivos diversos, o conhecimento da
profissão inicialmente restrito à condição de estudante vai se consolidando com investimentos para
atendimento à prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior, principalmente os
cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), mas há outros investimentos descritos
pelos professores como os da área pedagógica e os direcionados a gestão acadêmica. A relação dos
investimentos dos professores bacharéis com a prática pedagógica foi evidenciada pelos cursos
realizados e mesmo na autoformação, porém, identificou-se outras necessidades formativas
relacionadas aos saberes da docência, necessários para que haja um movimento de
construção/reconstrução cíclico ao longo da trajetória profissional, no sentido de que o
desenvolvimento profissional docente é um contínuo, para atender as mudanças do contexto social,
com implicações tantos individuais como institucionais para que ocorra.
ABSTRACT
Marked by complexity, teaching requires higher education teaching professionals to invest in their
professional teaching development, in view of the needs that emerge from pedagogical practice.
Taking the context of higher education as a reference, the following research question is proposed:
what are the implications of investments in the professional development of law professors for
pedagogical practice in higher education? With the general objective of analyzing the implications of
the professional development of law professors for pedagogical practice in higher education, the
following specific objectives were outlined: to describe the professional development of bachelor's
degree professors in law; to identify the investments made by professors with a bachelor's degree in
law to attend to the pedagogical practice, in the exercise of teaching in higher education; and, to
reflect on the implications of investments in the professional development of professors with a
bachelor's degree in law for the pedagogical practice, in the exercise of teaching in higher education.
The word development presupposes an evolution and continuity that leads the teacher to deepen his
knowledge throughout his professional career (GARCÍA, 1999). The study is based on Pimenta and
Anastasiou (2005), Masetto (2001), Vasconcelos (2000), Garcia (1999), among others.
Methodologically, it assumes a descriptive qualitative approach, based on Bogdan and Biklen (1999)
and Oliveira (2010). As a context for empirical investigation, the space of the Federal University of
Piauí – Campus Ministro Petrônio Portella, and, more specifically, the Law Course was chosen. Thus,
the subjects participating in this investigation are teachers of the Bachelor of Law Course/UFPI,
effective, with initial training in Law, who agreed to participate in the research and voluntarily adhere
to the study, in a total of three. In the production of the study's empirical data, the narratives produced
by the Formation Memorial and the Narrative Interview were used, based on Prado and Soligo (2005),
Passeggi (2010) and Sousa and Cabral (2015) and the interpretative-comprehensive analysis,
according to Souza (2004), whose data we organized into Thematic Analysis Units and their
respective subunits, revealed that from entering the teaching profession, which occurs for various
reasons, the knowledge of the profession initially restricted to the student condition is consolidated
with investments to meet the pedagogical practice, in the exercise of teaching in higher education,
mainly the stricto sensu postgraduate courses (Masters and Doctorates), but there are other
investments described by the professors as those in the pedagogical area and those directed to
academic management. The relationship between the investments of bachelor's degree teachers and
pedagogical practice was evidenced by the courses taken and even in self-training, however, other
training needs related to teaching knowledge were identified, necessary for there to be a cyclical
movement of construction/reconstruction along the trajectory professional, in the sense that teaching
professional development is a continuum, to meet changes in the social context, with both individual
and institutional implications for it to occur. |
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