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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: interfaces evidenciadas nas narrativas dos professores do Curso de Direito/UFPI

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dc.contributor.author LIMA, Mayra Ravena Cardoso
dc.date.accessioned 2023-11-30T18:44:42Z
dc.date.available 2023-11-30T18:44:42Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3530
dc.description Orientador: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo Examinador interno: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes Examinadora externa: Profa. Dra. Emanoela Moreira Maciel - IFPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Marcada pela complexidade, a docência requer ao profissional do magistério do ensino superior investimentos no seu desenvolvimento profissional docente, diante das necessidades que emergem da prática pedagógica. Tendo como referência o contexto do ensino superior, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: quais as implicações dos investimentos no desenvolvimento profissional do professor de direito para a prática pedagógica no ensino superior? Com o objetivo geral de analisar as implicações do desenvolvimento profissional do professor de direito para a prática pedagógica no ensino superior, delineou-se os seguintes objetivos específicos: descrever o desenvolvimento profissional dos professores bacharéis em direito; identificar os investimentos realizados pelos professores bacharéis em direito para atendimento à prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior; e, refletir sobre as implicações dos investimentos no desenvolvimento profissional do professor bacharel em direito para a prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior. A palavra desenvolvimento pressupõe uma evolução e continuidade que leva o professor a aprofundar os seus conhecimentos ao longo da sua carreira profissional (GARCÍA, 1999). Fundamenta-se o estudo em Pimenta e Anastasiou (2005), Masetto (2001), Vasconcelos (2000), Garcia (1999), entre outros. Metodologicamente, assume a abordagem qualitativa descritiva, com base em Bogdan e Biklen (1999) e Oliveira (2010). Como contexto de investigação empírica, optou-se pelo espaço da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Petrônio Portella, e, mais especificamente, o Curso de Direito. Assim, os sujeitos participantes desta investigação são professores do Curso de Bacharelado em Direito/UFPI, efetivos, com formação inicial em Direito, que aceitaram participar da pesquisa e aderirem voluntariamente ao estudo, no total de três. Na produção dos dados empíricos do estudo, utilizou-se as narrativas produzidas pelo Memorial de Formação e pela Entrevista Narrativa, com base em Prado e Soligo (2005), Passeggi (2010) e Sousa e Cabral (2015) e a Análise interpretativa-compreensiva, segundo Souza (2004), cujos dados, organizamos em Unidades de Análise Temáticas e suas respectivas subunidades, revelaram que a partir do ingresso na profissão professor, que ocorre por motivos diversos, o conhecimento da profissão inicialmente restrito à condição de estudante vai se consolidando com investimentos para atendimento à prática pedagógica, no exercício da docência no ensino superior, principalmente os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), mas há outros investimentos descritos pelos professores como os da área pedagógica e os direcionados a gestão acadêmica. A relação dos investimentos dos professores bacharéis com a prática pedagógica foi evidenciada pelos cursos realizados e mesmo na autoformação, porém, identificou-se outras necessidades formativas relacionadas aos saberes da docência, necessários para que haja um movimento de construção/reconstrução cíclico ao longo da trajetória profissional, no sentido de que o desenvolvimento profissional docente é um contínuo, para atender as mudanças do contexto social, com implicações tantos individuais como institucionais para que ocorra. ABSTRACT Marked by complexity, teaching requires higher education teaching professionals to invest in their professional teaching development, in view of the needs that emerge from pedagogical practice. Taking the context of higher education as a reference, the following research question is proposed: what are the implications of investments in the professional development of law professors for pedagogical practice in higher education? With the general objective of analyzing the implications of the professional development of law professors for pedagogical practice in higher education, the following specific objectives were outlined: to describe the professional development of bachelor's degree professors in law; to identify the investments made by professors with a bachelor's degree in law to attend to the pedagogical practice, in the exercise of teaching in higher education; and, to reflect on the implications of investments in the professional development of professors with a bachelor's degree in law for the pedagogical practice, in the exercise of teaching in higher education. The word development presupposes an evolution and continuity that leads the teacher to deepen his knowledge throughout his professional career (GARCÍA, 1999). The study is based on Pimenta and Anastasiou (2005), Masetto (2001), Vasconcelos (2000), Garcia (1999), among others. Methodologically, it assumes a descriptive qualitative approach, based on Bogdan and Biklen (1999) and Oliveira (2010). As a context for empirical investigation, the space of the Federal University of Piauí – Campus Ministro Petrônio Portella, and, more specifically, the Law Course was chosen. Thus, the subjects participating in this investigation are teachers of the Bachelor of Law Course/UFPI, effective, with initial training in Law, who agreed to participate in the research and voluntarily adhere to the study, in a total of three. In the production of the study's empirical data, the narratives produced by the Formation Memorial and the Narrative Interview were used, based on Prado and Soligo (2005), Passeggi (2010) and Sousa and Cabral (2015) and the interpretative-comprehensive analysis, according to Souza (2004), whose data we organized into Thematic Analysis Units and their respective subunits, revealed that from entering the teaching profession, which occurs for various reasons, the knowledge of the profession initially restricted to the student condition is consolidated with investments to meet the pedagogical practice, in the exercise of teaching in higher education, mainly the stricto sensu postgraduate courses (Masters and Doctorates), but there are other investments described by the professors as those in the pedagogical area and those directed to academic management. The relationship between the investments of bachelor's degree teachers and pedagogical practice was evidenced by the courses taken and even in self-training, however, other training needs related to teaching knowledge were identified, necessary for there to be a cyclical movement of construction/reconstruction along the trajectory professional, in the sense that teaching professional development is a continuum, to meet changes in the social context, with both individual and institutional implications for it to occur. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento profissional docente pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Narrativas dos professores do Curso de Direito/UFPI pt_BR
dc.subject Teacher professional development pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Narratives of professors of the Law Course/UFPI pt_BR
dc.title DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: interfaces evidenciadas nas narrativas dos professores do Curso de Direito/UFPI pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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