Abstract:
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo propor recursos e atividades pedagógicas que podem
ser aplicados em sala de aula para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA),
contendo assuntos ministrados na Educação Básica pelos professores de Matemática. Os
resultados apontam que a utilização de materiais concretos demonstrou resultados positivos
no ensino dessa disciplina para estudantes com autismo, ajudando no raciocínio
lógico e na aprendizagem. Este estudo também apresenta as dificuldades no processo de
ensino-aprendizagem da Matemática para esses alunos durante a pandemia da Covid-19,
através do ensino remoto emergencial. O trabalho inclui uma abordagem histórica da
educação inclusiva, que ainda é um desafio contemporâneo proporcionar uma educação
para todos. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica, e os dados foram coletados
através de uma revisão de literatura disponível em bases como Scientific Electronic
Library Online (SciELO), google acadêmico, internet, portais de artigos digitais e revistas.
Abstract
The present paper aims to propose resources and pedagogical activities that can be applied
in the classroom for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), covering topics
taught in Basic Education by Mathematics teachers. The results indicate that the use of
concrete materials has shown positive outcomes in teaching this subject to students with
autism, aiding in logical reasoning and learning. This study also highlights the difficulties
in the teaching and learning process of Mathematics for these students during the Covid-19
pandemic, through emergency remote teaching. The work includes a historical approach
to inclusive education, which remains a contemporary challenge in providing education for
all. The applied methodology was bibliographic research, and data were collected through
a review of available literature in sources such as the Scientific Electronic Library Online
(SciELO), Google Scholar, the internet, digital article portals, and journals.