Abstract:
RESUMO
O presente trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados do SAEB no estado
do Maranhão no período de 2005 a 2021, no qual são analisadas as pro ciências em
Língua Portuguesa, Matemática e IDEB das séries 5° e 9° anos do Ensino Fundamental
nos 217 municípios do estado. Inicialmente discorreu-se sobre a importância do sistema de
avaliações externas no Brasil, onde foi destacado o Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica - IDEB, apresentando o seu conceito histórico e a forma de como é calculado. Em
seguida, foi falado sobre os testes estatísticos. Os dados do SAEB foram coletados no
portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.
Após a coleta dos dados, fez-se o uso do Software RStudio para o processamento e análise
das informações, onde foi analisado a evolução das pro ciências em Matemática e em
Língua Portuguesa e das notas do IDEB, nas séries 5° e 9° anos do Ensino Fundamental de
todos os municípios maranhenses, sendo criados tabelas e grá cos para a apresentação dos
resultados. Para a análise dos dados foram realizados testes estatísticos, onde inicialmente
foi analisado se haveria normalidade nas distribuições das notas de Balsas - MA e do
Maranhão, hipótese esta rejeitada através do teste de normalidade. Realizou então um
teste não paramétrico através do teste de Wilcoxon, onde o principal interesse de estudo
foi analisar a evolução dessas variáveis no período de 2005 a 2021, comparando os dados
do Maranhão com os dados de Balsas, onde veri cou-se que mesmo com os resultados de
Balsas sendo superiores aos do Maranhão ao longo dos anos de SAEB, ambos tiveram
evolução nas escalas de pro ciência em Língua Portuguesa e Matemática, saindo do nível
insu ciente no ano de 2005 para o nível básico no ano de 2021. Por m, foi veri cado que
todos os índices analisados sofreram redução de 2019 para 2021, fato este que pode ser
justi cado por ter acontecido num cenário totalmente diferente, onde a grande maioria
das escolas tinham suas aulas ministradas de forma remota, em decorrência da pandemia
do COVID-19.
ABSTRACT
The present work presents a statistical analysis of the results of the SAEB in the state
of Maranhão in the period from 2005 to 2021, in which the pro ciencies in Portuguese,
Mathematics and IDEB of the 5th and 9th grades of Elementary School in the 217 municipalities
of the state. Initially, the importance of the external evaluation system in
Brazil was discussed, where the Basic Education Development Index - IDEB was highlighted,
presenting its historical concept and the way in which it is calculated. Then,
the statistical tests were discussed. SAEB data were collected from the website of the
National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira - INEP. After collecting
the data, the RStudio Software was used to process and analyze the information,
in which the evolution of pro ciencies in Mathematics and Portuguese and IDEB grades
was analyzed in the 5th and 9th grades of the Elementary School of all municipalities in
Maranhão, with tables and graphs being created to present the results. Statistical tests
were carried out for data analysis, where initially it was analyzed whether there would
be normality in the distribution of scores from Balsas - MA and Maranhão, a hypothesis
that was rejected through the normality test. A non-parametric test was then carried out
using the Wilcoxon test, where the main interest of the study was to analyze the evolution
of these variables in the period from 2005 to 2021, comparing the data from Maranhão
with the data from Balsas, where it was veri ed that even with the results from Balsas
being superior to those from Maranhão over the years of SAEB, both had evolution in the
pro ciency scales in Portuguese Language and Mathematics, going from the insu cient
level in the year 2005 to the basic level in the year 2021. Finally, it was veri ed that all
the indexes analyzed were reduced from 2019 to 2021, a fact that can be justi ed because
it happened in a completely di erent scenario, where the vast majority of schools had
their classes taught remotely, as a result of the COVID-19 pandemic.