Abstract:
RESUMO Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento, que pode aumentar o risco individual de desenvolver problemas bucais. Intervenções educacionais podem ter efeito positivo na qualidade de vida desses indivíduos. Objetivo: Avaliar o impacto da orientação utilizando tecnologia de informação e comunicação (TIC) na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de crianças e adolescentes com TEA por meio da percepção dos cuidadores. Métodos: Este foi um estudo longitudinal prospectivo com crianças e adolescentes com TEA, na faixa etária de 6 a 14 anos de idade frequetavam as escolas da rede municipal que possuíam salas de Atendimento Educacional Especializado e com seus cuidadores, em Teresina, Brasil. Os cuidadores foram alocados em dois grupos: grupo experimental (que recebeu orientações presenciais e também via vídeo) e grupo controle (que recebeu orientações presenciais). Os grupos responderam a um questionário de QVRSB (Parental- Caregiver Perceptions Questionnaire - P-CPQ, versão brasileira curta e validada), antes e três meses após as orientações em saúde bucal. O exame clínico foi realizado utilizando os seguintes índices: experiência de cárie (ceo-d/CPO-D), índice de higiene oral simplificado (IHO-S), cálculo dentário, e sangramento gengival. Foi avaliada a distribuição dos dados e a homogeneidade de variância, a partir dos testes de Kolmogorov-Smirnov e Levene, respectivamente. Na análise bivariada foram aplicados os testes Qui-quadrado de McNemar e Wilcoxon, e múltiplas pela Regressão de Poisson com variância robusta no método stepwise, com valor de p<0,05. Resultados: Participaram da pesquisa 90 indivíduos e seus respectivos cuidadores. A mediana da QVRSB diminuiu após 3 meses de orientação de saúde bucal utilizando tecnologia de informação e comunicação, no domínio limitação funcional (p=0,005) e no escore total do instrumento (p=0,006). Conclusão: De acordo com a percepção dos cuidadores, a modelagem por vídeo causou impacto positivo na QVRSB de crianças e adolescentes com TEA, portanto, a QVRSB melhorou após a aplicação.
ABSTRACT Introduction: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that can cause a greater risk of developing oral problems. Guidance interventions can have a positive effect on the quality of life of these individuals. Objective: To evaluate the impact of guidance using information and communication technology (ICT) on the quality of life related to oral health (OHRQoL) of children and adolescents with ASD through the perception of caregivers. Methods: This was a prospective longitudinal study with children and adolescents with ASD, aged 6 to 14 years, attended municipal schools that had Specialized Educational Service rooms, in Teresina, Brazil. Caregivers were allocated into two groups: experimental group (which received conventional face-to-face guidance and also via video) and control group (which received conventional face-to-face guidance). The groups responded to a HRQoL questionnaire (Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire - P-CPQ, short and validated Brazilian version), before and three months after the oral health guidelines. The clinical examination was carried out using the following indices: caries experience (dmft/DMFT), simplified oral hygiene index (IHO-S), dental calculus, and gingival bleeding. Data distribution and homogeneity of variance were assessed using the Kolmogorov-Smirnov and Levene tests, respectively. In the bivariate analysis, the McNemar and Wilcoxon Chi-square tests were applied, and multiple Poisson Regression tests were applied with robust variance in the stepwise method, with a p value <0.05. Results: 90 individuals and their caregivers participated in the research. The median of QHRSB decreased after 3 months of oral health guidance using information and communication technology in the functional limitation domain (p=0.005) and in the instrument's total score (p=0.006). Conclusion: According to the caregivers' perception, video modeling had a positive impact on the QVRSB of children and adolescents with ASD, therefore, the QVRSB improved after the application.