Abstract:
Resumo
As Olimpíadas Brasileira de Astronomia nas escolas de Ensino Básico proporciona ao
ensino de Matemática um instrumento primordial para a construção e lançamento de foguetes
de garrafa PET em competições educacionais. O lançamento de foguetes de garrafa
PET é uma atividade educacional simples e acessível tanto material, pedagógico, como
financeiramente e que permite explorar os princípios científicos da matemática que permeiam
lançamentos de foguetes espaciais. Considerando a relevância do lançamento de
foguetes de garrafa PET como metodologia de ensino de matemática, buscamos com este
estudo proporcionar aos alunos do ensino médio uma experiência de aprendizado no ensino
das funções quadráticas de forma mais lúdica e que seja acessível ao contexto social dos
alunos. O trabalho tem como objetivo, dada as experiências metodológicas aqui desenvolvidas,
ampliar o conhecimento matemático dos alunos do ensino médio, estimulando-os no
aprendizado científico. A conciliação com o contexto social em que os alunos estão inseridos
promoverá uma boa formação tanto em matemática como em Astronomia. Assim, o
estudo poderá otimizar o ensino de matemática conjugado com o projeto de lançamentos
de foguetes de garrafa PET, contribuirá para o desenvolvimento do ensino de Matemática
e, desse modo, incentivar para que os alunos possam seguir carreira acadêmica e profissionais
inovadores.
Abstract
The Brazilian Astronomy Olympics in Basic Education schools provides the teaching
of Mathematics with a primordial instrument for the construction and launch of PET
bottle rockets in educational competitions. Launching PET bottle rockets is a simple and
accessible educational activity, both materially, pedagogically and financially, which allows
exploring the scientific principles of mathematics that permeate space rocket launches.
Considering the relevance of launching PET bottle rockets as a methodology for teaching
mathematics, this study sought to provide high school students with a learning experience
in teaching quadratic functions in a more playful way that is accessible to the students’
social context. The work aims, given the methodological experiences developed here, to
expand the mathematical knowledge of high school students, stimulating them in scientific
learning. Reconciliation with the social context in which students are inserted will promote
good training in both Mathematics and Astronomy. Thus, the study will be able to
optimize the teaching of Mathematics in conjunction with the launch project of PET
bottle rockets, will contribute to the development of Mathematics teaching and, in this
way, encourage students to pursue an academic career and innovative professionals.