Repositório Institucional da UFPI

A CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS CRISTÃS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARVALHO, Verônica Lima de
dc.date.accessioned 2023-11-16T19:49:48Z
dc.date.available 2023-11-16T19:49:48Z
dc.date.issued 2023-11-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3494
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Petrúcio de Farias Júnior Examinador interno: Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco Examinador: Prof. Dr. Francisco Gleison da Costa Monteiro Examinador externo: Prof. Dr. Ana Lívia Bonfim Vieira – PPGHEN/UEMA pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Neste trabalho, nos propomos a analisar as formas históricas que a história do Cristianismo assume na escrita escolar, particularmente nos livros didáticos de História, a fim de problematizar as intencionalidades subjacentes a narrativa histórica escolar, como também, a relação entre as ressignificações do Jesus histórico e o Jesus da fé, com as estruturas de poder que as produziram enquanto discurso político-religioso. Nesse sentido, analisaremos as narrativas presentes nesses livros procurando identificar a noção de religião abordada; a forma como é caracterizada os processos históricos, segundo à relação entre política e religião, e os sujeitos históricos; e quais as representações iconográficas tecidas sobre Jesus e os movimentos cristãos, bem como suas relações com os textos presentes. Para tanto, analisaremos os livros didáticos do Guia do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 2020, com enfoque no 6° ano do ensino fundamental, de acordo com a classificação dos conteúdos de nossa temática. ABSTRACT In this work, we propose to analyze the historical forms that the history of Christianity assumes in school writing, particularly in History textbooks, in order to problematize the intentions underlying the school historical narrative, as well as the relationship between the resignifications of the historical Jesus and the Jesus of faith, with the power structures that produced them as a political-religious discourse. In this sense, we will analyze the narratives present in these books, seeking to identify the notion of religion addressed; the way in which the historical processes are characterized, according to the relationship between politics and religion, and the historical subjects; and what are the iconographic representations woven about Jesus and the Christian movements, as well as their relationships with the present texts. To this end, we will analyze the textbooks of the PNLD Guide (National Textbook Program) of 2020, focusing on the 6th year of elementary school, according to the classification of the contents of our theme. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cristianismos pt_BR
dc.subject Relações de poder pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Consciência histórica pt_BR
dc.subject Christianity pt_BR
dc.subject Power relations pt_BR
dc.subject Textbooks pt_BR
dc.subject Historical consciousness pt_BR
dc.title A CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS CRISTÃS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account