Abstract:
RESUMO Neste trabalho, nos propomos a analisar as formas históricas que a história do Cristianismo assume na escrita escolar, particularmente nos livros didáticos de História, a fim de problematizar as intencionalidades subjacentes a narrativa histórica escolar, como também, a relação entre as ressignificações do Jesus histórico e o Jesus da fé, com as estruturas de poder que as produziram enquanto discurso político-religioso. Nesse sentido, analisaremos as narrativas presentes nesses livros procurando identificar a noção de religião abordada; a forma como é caracterizada os processos históricos, segundo à relação entre política e religião, e os sujeitos históricos; e quais as representações iconográficas tecidas sobre Jesus e os movimentos cristãos, bem como suas relações com os textos presentes. Para tanto, analisaremos os livros didáticos do Guia do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 2020, com enfoque no 6° ano do ensino fundamental, de acordo com a classificação dos conteúdos de nossa temática.
ABSTRACT In this work, we propose to analyze the historical forms that the history of Christianity assumes in school writing, particularly in History textbooks, in order to problematize the intentions underlying the school historical narrative, as well as the relationship between the resignifications of the historical Jesus and the Jesus of faith, with the power structures that produced them as a political-religious discourse. In this sense, we will analyze the narratives present in these books, seeking to identify the notion of religion addressed; the way in which the historical processes are characterized, according to the relationship between politics and religion, and the historical subjects; and what are the iconographic representations woven about Jesus and the Christian movements, as well as their relationships with the present texts. To this end, we will analyze the textbooks of the PNLD Guide (National Textbook Program) of 2020, focusing on the 6th year of elementary school, according to the classification of the contents of our theme.