Abstract:
RESUMO Este trabalho estuda historicamente as políticas públicas de incentivo cultural voltado aos artistas da cidade de Teresina (PI), durante a década de 1980, tomando como pretexto fundamental dois projetos culturais que foram desenvolvidos na cidade: o Projeto Pixinguinha, de nível nacional, organizado pela Fundação Nacional da Arte, e o projeto Torquato Neto, viabilizado da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí. Nesse sentido, o trabalho pretende analisar tais projetos e sua interlocução com os artistas piauienses, sobretudo aqueles atuantes no cenário musical da capital. Os sujeitos analisados e suas respectivas produções são aqueles que encontraram em tais políticas de incentivo oportunidades de divulgar-se na cena musical da cidade, tendo em vista, também, as dificuldades de se produzir no interior do Nordeste. Esse estudo tem como principal material empírico como fontes hemerográficas, tais como os jornais de circulação na cidade entre eles o Jornal da Manhã, Jornal O Estado, Jornal O Dia e o Jornal Diário do Povo, bem como aqueles jornais conhecidos como alternativos, entre eles Chapada do Corisco, Toco Cru Pegando Fogo, Sol e O Estado Interessante. Faremos uso de relatos orais, no total de quatro entrevistas, imagens que vão desde as capas dos discos, a cartazes e fotos dos artistas, letras de músicas, principalmente as que fazem parte dos discos vinculados aos projetos, entre elas Teresina, Quintal de Passarinhos, Num-se-pode, Zabelê, bem como se ampara bibliograficamente em produções oriundas tanto da historiografia piauiense, como de suportes teóricos que norteiam a produção dessa pesquisa, tais como Stuart Hall (2006), Nestor Garcia Canclini (1995), Michel de Certeau (2004), Fernando Muratori Costa (2019) e muitos outros. Assim por meio por meio do levantamento e análise dessas fontes pretende-se apresentar a importância que as políticas públicas de incentivo cultural refletiram tanto na música produzida na cidade de Teresina e na vida dos artistas por meio da representatividade de uma canção piauiense produzida a moldes não tão tradicionais assim.
ABSTRACT This work studies historically the public policies of cultural incentive aimed at artists in the city of Teresina (PI) during the 1980s, taking as a fundamental pretext two cultural projects that were developed in the city: The Projeto Pixinguinha, of national level, organized by the Brazilian Fundação Nacional das Artes, and the Projeto Torquato Neto, made possible by the Secretary of Culture of the state of Piauí. In this sense, the work intends to analyze these projects and their interlocution with artists from Piaui, especially those active in the capital's musical scene. The subjects analyzed and their respective productions are those who found in such incentive policies opportunities to promote the city's music scene, having in mind, also, the difficulties of producing in the countryside of the Northeast. This study has as main empirical material as hemerographic sources, such as the newspapers circulating in the city among them Jornal da Manhã, Jornal O Estado, Jornal O Dia, and Jornal Diário do Povo, as well as those newspapers known as alternative, among them Chapada do Corisco, Toco Cru Pegando Fogo, Sol, and O Estado Interessante. We will make use of oral reports, in a total of four interviews, images that go from the covers of the records, to posters and photos of the artists, lyrics, mainly those that are part of the records linked to the projects, among them Teresina, Quintal de Passarinhos, Num-se-pode, Zabelê, as well as it is supported bibliographically in productions coming from both Piauí historiography and theoretical supports that guide the production of this research, such as Stuart Hall (2006), Nestor Garcia Canclini (1995), Michel de Certeau (2004), Fernando Muratori Costa (2019) and many others. Thus through the survey and analysis of these sources it is intended to present the importance that public policies of cultural incentive reflected both in the music produced in the city of Teresina and in the lives of artists through the representativeness of a Piauí song produced in molds not so traditional.