Abstract:
RESUMO:
Nazaré do Bruno, uma comunidade localizada no 2º Distrito da cidade de Caxias – MA, se configurou em torno de um curandeiro que, considerado um “mestre”, apresentava dons de vidência e conhecimentos sobre ervas e que reuniu grupos de famílias de diferentes lugares em uma terra sem que nada lhes fosse cobrado. Esse curandeiro de nome José Bruno de Morais, nascido na cidade de Barro Duro, Estado do Piauí, realizou vários processos de itinerâncias pelo Maranhão, até chegar às terras que lhe foram reveladas em sonho para então iniciar sua missão. Sua fama de curandeiro se espalhou principalmente pelos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, atraindo para o local, desde 1937, famílias inteiras em busca de cura para suas enfermidades, que versavam especialmente em torno de perturbações. Esses recém-chegados à Nazaré do Bruno tornam-se discípulos de Bruno por realizarem trabalhos de acompanhamento para procedimentos de cura para aqueles que ali se situavam. Esse vínculo de proximidade se configurou em um elo de familiaridade e cumplicidade entre José Bruno de Morais e seus discípulos, estabelecendo entre eles uma relação de apadrinhamento. Diante da nova conjuntura que se inicia, Nazaré do Bruno passa a ter seu território totalmente resignificado, onde sentidos e valores foram sendo atribuídos aos elementos naturais presentes na comunidade: os morros são considerados sagrados e moradas de espíritos protetores e as nascentes, por sua vez, protegidas por sereias encantadas. A própria ocupação do território se dá em função de permissões que não são necessariamente físicas, mas atribuídas a forças espirituais. Diante disso, o que me proponho a entender é justamente a dinâmica territorial e religiosa vivida pela comunidade de Nazaré do Bruno, baseada em processos contínuos de adaptação e transformação, que refletiu em uma organização social compondo uma comunidade claramente diferenciada.
ABSTRACT:
Nazaré do Bruno, a community located in the 2nd district of the town of Caxias, Maranhão was constucted around a healer who was considered a messiah, a clairvoyant, and someone knowledgeable about herbs. He provided free lodging to groups of families from different places that came to see him. This healer was called José Bruno de Morais. He was born in the town of Barro Duro, Piauí. He moved about throughout Maranhão, from one place to another, until it was revealed to him in a dream the place where he should start his mission. His fame spread through the states of Ceará, Piauí and Maranhão, attracting to the region since 1937, entire families looking for cures for their illnesses, that focused mainly around mental disorders. These newcomers in Nazaré do Bruno became Bruno's disciples for carrying out healing procedures for those who followed. This relationship between Bruno and his disciples became a bond of familiarity and complicity, establishing between them a godfather relationship. Facing the new situation that began, the territory of Nazaré do Bruno changed completely, giving meaning and value to the elements in the community: the hills are considered the sacred homes of protective spirits and the springs are protected by enchanted mermaids. Permission to occupy the territory was not only needed in a physical sense by the land owner, but also in a spiritual sense by the spiritual forces. Therefore, what I propose to understand is precisely the territorial and religious dynamics experienced by the community of Nazaré do Bruno, based on the continuous process of adaptation and transformation, which resulted in a social organization, which formed a clearly distinct community.