Repositório Institucional da UFPI

EFEITOS DE TREINOS DE HABILIDADES SOCIAIS EM BULLYING ESCOLAR E SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: revisão sistemática com metanálise

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CERQUEIRA, Iara Sampaio
dc.date.accessioned 2023-11-09T19:01:05Z
dc.date.available 2023-11-09T19:01:05Z
dc.date.issued 2023-11-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3476
dc.description Orientadora: Profª. Drª. Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros Co-orientador: Prof. Dr. Emerson Diógenes de Medeiros Examinador exterrno: Prof. Dr. Ricardo Neves Couto (UNIRB) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O bullying escolar, violência que ocorre entre pares no contexto escolar, repetitivamente, a partir de desigualdade de poder, e com capacidade de gerar sofrimento, pode prejudicar a saúde mental de crianças e adolescentes. Pensar estratégias de prevenção de violência, controle/prevenção de psicopatologias, e promoção de saúde se fazem necessário frente a grande ocorrência desse fenômeno, e as Habilidades Sociais tem sido exploradas com esse fim. Reunir evidências sobre a relação desses fenômenos é importante para prática clínica, e contexto escolar, assim o objetivo desta dissertação foi apresentar os efeitos do Treino de Habilidades Sociais em bullying escolar e saúde mental de crianças e adolescentes. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática com metanálise. O método contemplou buscas nas bases de dados: Embase, Pubmed, Cinahl, PsycoINFO, Cochrane, Scielo, e Lilacs. Considerando todos os estudos publicados, a seleção foi feita utilizando o Covidence, a partir de critérios de inclusão e exclusão, que se basearam na estratégia PICOT. A análise de dados foi realizada através de formulário de extração de dados Cochrane e metanálise com o software Review Menager. Os resultados dos dois estudos incluídos indicaram eficiência do Treino de Habilidades Sociais, apesar de as metanálises inferirem efeito nulo, e muito baixa recomendação em relação à bullying -0.01 [-0.11, 0.09], e a saúde mental 1.06 [1.03, 3.14]. Há necessidade de novas pesquisas empíricas que verifiquem os efeitos do THS, com intuito de maximizar sua eficácia, e assim agregar contribuições na vida de crianças e adolescentes. ABSTRACT: School bullying, a violence that occurs repetitively between peers in the school context, from the inequality of power, with the capacity to generate suffering, it can harm the mental health of children and adolescents. Thinking about violence prevention strategies, control/prevention of psychopathologies and health promotion are necessary in view of the large occurrence of this phenomenon, and Social Skills has been explored for this purpose. Gathering evidence on the relationship of these phenomena is important for clinical practice and school context, so the aim of this dissertation was to present the effects of Social Skills Training on school bullying and mental health of children and adolescents. For that, a systematic review with meta-analysis The method included searches in databases: Embase, Pubmed, Cinahl, PsycoINFO, Cochrane, Scielo, and Lilacs. Considering all published studies, the selection was made using Covidence, based on inclusion and exclusion criteria, which were based on the PICOT strategy. Data analysis was performed using a Cochrane data extraction form and the Review Menager software. The results of the two studies included indicated the potential of Social Skills Training for students, despite inferring a null effect for it and a very low recommendation in relation to bullying -0.01 [-0.11, 0.09] and mental health 1.06 [1.03, 3.14]. There is a need for further empirical research to verify the effects of social skills training, in order to help maximize its effectiveness, and this way, adding contributions to the lives of children and adolescents. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Bullyng – Saúde mental pt_BR
dc.subject Treino de habilidade sociais pt_BR
dc.subject Crianças e adolescentes pt_BR
dc.subject Bullying - Mental health pt_BR
dc.subject Social skills training pt_BR
dc.subject Kids and teenagers pt_BR
dc.title EFEITOS DE TREINOS DE HABILIDADES SOCIAIS EM BULLYING ESCOLAR E SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: revisão sistemática com metanálise pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Psicologia
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Psicologia do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account