Abstract:
RESUMO:
O bullying escolar, violência que ocorre entre pares no contexto escolar, repetitivamente, a partir de desigualdade de poder, e com capacidade de gerar sofrimento, pode prejudicar a saúde mental de crianças e adolescentes. Pensar estratégias de prevenção de violência, controle/prevenção de psicopatologias, e promoção de saúde se fazem necessário frente a grande ocorrência desse fenômeno, e as Habilidades Sociais tem sido exploradas com esse fim. Reunir evidências sobre a relação desses fenômenos é importante para prática clínica, e contexto escolar, assim o objetivo desta dissertação foi apresentar os efeitos do Treino de Habilidades Sociais em bullying escolar e saúde mental de crianças e adolescentes. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática com metanálise. O método contemplou buscas nas bases de dados: Embase, Pubmed, Cinahl, PsycoINFO, Cochrane, Scielo, e Lilacs. Considerando todos os estudos publicados, a seleção foi feita utilizando o Covidence, a partir de critérios de inclusão e exclusão, que se basearam na estratégia PICOT. A análise de dados foi realizada através de formulário de extração de dados Cochrane e metanálise com o software Review Menager. Os resultados dos dois estudos incluídos indicaram eficiência do Treino de Habilidades Sociais, apesar de as metanálises inferirem efeito nulo, e muito baixa recomendação em relação à bullying -0.01 [-0.11, 0.09], e a saúde mental 1.06 [1.03, 3.14]. Há necessidade de novas pesquisas empíricas que verifiquem os efeitos do THS, com intuito de maximizar sua eficácia, e assim agregar contribuições na vida de crianças e adolescentes.
ABSTRACT:
School bullying, a violence that occurs repetitively between peers in the school context, from the inequality of power, with the capacity to generate suffering, it can harm the mental health of children and adolescents. Thinking about violence prevention strategies, control/prevention of psychopathologies and health promotion are necessary in view of the large occurrence of this phenomenon, and Social Skills has been explored for this purpose. Gathering evidence on the relationship of these phenomena is important for clinical practice and school context, so the aim of this dissertation was to present the effects of Social Skills Training on school bullying and mental health of children and adolescents. For that, a systematic review with meta-analysis The method included searches in databases: Embase, Pubmed, Cinahl, PsycoINFO, Cochrane, Scielo, and Lilacs. Considering all published studies, the selection was made using Covidence, based on inclusion and exclusion criteria, which were based on the PICOT strategy. Data analysis was performed using a Cochrane data extraction form and the Review Menager software. The results of the two studies included indicated the potential of Social Skills Training for students, despite inferring a null effect for it and a very low recommendation in relation to bullying -0.01 [-0.11, 0.09] and mental health 1.06 [1.03, 3.14]. There is a need for further empirical research to verify the effects of social skills training, in order to help maximize its effectiveness, and this way, adding contributions to the lives of children and adolescents.