Repositório Institucional da UFPI

ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE COELHO NETO-MA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARNEIRO, Abimael Gonçalves
dc.date.accessioned 2023-11-03T16:30:20Z
dc.date.available 2023-11-03T16:30:20Z
dc.date.issued 2023-11-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3472
dc.description Orientador: Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento Examinador interno: Prof. Dr. Celso de Brito Examinadora externa: Profa. Dra. Eliane Anselmo da Silva (UERN) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira” é proposto inicialmente pela Lei 10.639/2003. Uma medida que estabelece a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira nos currículos de escolas públicas e privadas do país, nas etapas do ensino fundamental e médio. Considerando a importância de se produzir reflexões sobre a educação a partir da antropologia, proponho-me, no presente estudo, compreender como os conteúdos referentes ao ensino de História e Cultura Afro-brasileira são acionados e como são dinamizados em uma escola da rede municipal de Coelho Neto (MA). Diante das condições impostas pela pandemia do coronavírus, optei, no processo de coleta de dados, pela realização de entrevistas com diferentes agentes da instituição. Aponto que, apesar dos professores/as informarem que os conteúdos são trabalhados nas aulas durante o ano letivo, de acordo com a abordagem no livro didático e com as demandas que surgem, o momento mais específico em que se mobiliza elementos da história e cultura afro-brasileira, é no projeto em alusão ao dia da consciência negra. Isso indica que na escola também opera a lógica da “pedagogia do evento” na qual efetiva-se a lei 10.639/2003 mediante a realização de eventos. ABSTRACT The teaching of “Afro-Brazilian History and Culture” is initially proposed by Law 10.639/2003. A measure that establishes the obligation of Afro-Brazilian history and culture in the curriculum of public and private schools in the country, in the stages of elementary and high school. Considering the importance of producing reflections on education based on anthropology, I propose, in the present study, to understand how the contents referring to the teaching of Afro-Brazilian History and Culture are activated and how they are dynamized in a school in the municipal network of Coelho Neto (MA). In view of the conditions imposed by the coronavirus pandemic, I chose, in the data collection process, to carry out interviews with different agents of the institution. I point out that, despite the teachers informing that the contents are worked on in the classes during the school year, according to the approach in the textbook and the demands that arise, the most specific moment in which elements of Afro-Brazilian history and culture are mobilized, is in the project in allusion to the day of black consciousness. This indicates that the logic of the “event pedagogy” also operates in the school, in which Law 10.639/2003 is implemented through the holding of events. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Lei 10.639/03 pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject Pedagogia do evento pt_BR
dc.subject Law 10.639/03 pt_BR
dc.subject Diversity. ethnic-racial pt_BR
dc.subject Relations pt_BR
dc.subject Event pedagogy pt_BR
dc.title ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE COELHO NETO-MA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account