Abstract:
RESUMO
O ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira” é proposto inicialmente pela Lei 10.639/2003.
Uma medida que estabelece a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira nos currículos
de escolas públicas e privadas do país, nas etapas do ensino fundamental e médio. Considerando
a importância de se produzir reflexões sobre a educação a partir da antropologia, proponho-me,
no presente estudo, compreender como os conteúdos referentes ao ensino de História e Cultura
Afro-brasileira são acionados e como são dinamizados em uma escola da rede municipal de
Coelho Neto (MA). Diante das condições impostas pela pandemia do coronavírus, optei, no
processo de coleta de dados, pela realização de entrevistas com diferentes agentes da instituição.
Aponto que, apesar dos professores/as informarem que os conteúdos são trabalhados nas aulas
durante o ano letivo, de acordo com a abordagem no livro didático e com as demandas que
surgem, o momento mais específico em que se mobiliza elementos da história e cultura afro-brasileira, é no projeto em alusão ao dia da consciência negra. Isso indica que na escola também
opera a lógica da “pedagogia do evento” na qual efetiva-se a lei 10.639/2003 mediante a
realização de eventos.
ABSTRACT
The teaching of “Afro-Brazilian History and Culture” is initially proposed by Law 10.639/2003.
A measure that establishes the obligation of Afro-Brazilian history and culture in the curriculum
of public and private schools in the country, in the stages of elementary and high school.
Considering the importance of producing reflections on education based on anthropology, I
propose, in the present study, to understand how the contents referring to the teaching of Afro-Brazilian History and Culture are activated and how they are dynamized in a school in the
municipal network of Coelho Neto (MA). In view of the conditions imposed by the coronavirus
pandemic, I chose, in the data collection process, to carry out interviews with different agents
of the institution. I point out that, despite the teachers informing that the contents are worked
on in the classes during the school year, according to the approach in the textbook and the
demands that arise, the most specific moment in which elements of Afro-Brazilian history and
culture are mobilized, is in the project in allusion to the day of black consciousness. This
indicates that the logic of the “event pedagogy” also operates in the school, in which Law
10.639/2003 is implemented through the holding of events.