Abstract:
RESUMO
Na pesca, o conhecimento ecológico tradicional (“CET”) dos pescadores tem fornecido
informações valiosas, capazes de produzirem estratégias mais eficientes de conservação e
gestão dos recursos. Mas como o CET é influenciado e compartilhado dentro da comunidade?
Como a remoção de espécies importantes afeta o padrão estrutural de redes ecológicas
pescador-peixe, considerando-se a perspectiva de gênero? Essas perguntas-chave foram aqui
respondidas avaliando o CET dos pescadores artesanais de uma pescaria artesanal e
multiespecífica do rio Parnaíba, no Nordeste do Brasil. A hipótese de que os pescadores teriam
conhecimento mais rico sobre peixes destinados ao consumo e comércio local foi confirmada,
mas não em relação ao compartilhamento de conhecimento, que foi maior entre peixes de isca
e de aquicultura. Foi também, parcialmente, confirmada a hipótese de que a riqueza e
compartilhamento de conhecimento responderiam ao perfil dos pescadores. Os resultados,
também, mostraram que as interações pescador-peixe podem estar em níveis preocupantes de
fragilidade. Em particular, as redes do grupo das mulheres e as redes com ausência dos peixes
mais importantes foram as mais aninhadas. É possível que estes padrões sejam, em parte, um
reflexo do perfil de pesca, predominantemente, engajado por homens, o que pode ser
minimizado aumentando o engajamento das mulheres na atividade. Outra dimensão do CET
aqui abordada avaliou como seres sobrenaturais que habitam os rios interagem com pescadores
e peixes e como essa cosmovisão pode implicar no manejo da pesca. Os sentimentos de respeito
e de medo aos seres míticos foram marcantes entre os pescadores. Entretanto, o avanço da
urbanização e a introdução de novas religiões que negam a existência de entidades míticas são
fatores que podem gerar o processo de aculturação, principalmente entre as gerações recentes
de pescadores. Finalmente, o CET dos pescadores foi aqui demonstrado como capaz de
contribuir preenchendo lacunas de conhecimento científico sobre a distribuição geográfica de
espécies de interesse para a pesca no rio Parnaíba, especificamente para o bagre estuarino
Sciades herzbergii (Bloch, 1794). Assim, o CET seria uma importante ferramenta para subsidiar
estratégias mais eficientes de conservação e gestão dos recursos pesqueiros, dada limitação
financeira e necessidades urgentes de conservação de muitas regiões socioeconomicamente
similares à região estudada.
ABSTRACT
In fisheries, fishers’ traditional ecological knowledge (“TEK”) has been provided
valuable information capable of producing more efficient conservation and resource
management strategies. But how is fishers’ TEK influenced and shared within the community?
How would removing important species affect the structural pattern of fisher-fish ecological
networks from the gender perspective? These fundamental questions were answered from the
TEK of artisanal fishers in an artisanal and multi-specific fishery in the Parnaíba River in
Northeastern Brazil. The hypothesis that fishers would have more richness of knowledge on
fish destined for consumption and local trade was confirmed, but not concerning knowledge
sharing, which was higher among bait fish and aquaculture. The hypothesis that knowledge
richness and sharing would respond to the fishers’ profile was also partially confirmed. The
results also showed that fisher-fish interactions can be at worrying levels of fragility. In
particular, networks of the women’s group and those with the absence of the most essential fish
were the most nested. It is possible that these patterns are, in part, a reflection of the fishing
profile predominantly engaged by men, which can be minimized by increasing women’s
engagement in the activity. Another dimension of TEK discussed here evaluated how the
supernatural beings that inhabit the rivers interact with fishers and fishes and how this
worldview can imply the management of fisheries. The respect and fear feeling of the mythical
beings were striking among the fishers. However, the advancement of urbanization and the
introduction of new religions that deny the existence of mythical entities are factors that can
generate the acculturation process, especially among recent generations of fishers. Finally, the
fishers’ CET was demonstrated here as capable of contributing to fill gaps in scientific
knowledge about the geographic distribution of species of interest for fishing in the Parnaíba
River, specifically for the estuarine catfish Sciades herzbergii (Bloch, 1794). Thus, the CET
would be an important tool to support more efficient strategies for the conservation and
management of fisheries resources, given the financial limitations and urgent conservation
needs of many socioeconomically similar regions to the region studied.