Abstract:
RESUMO:
Introdução: Os cursos de pós-graduação precisam de avaliação dos seus egressos, para acompanhamento dos resultados eficientes da formação no processo de trabalho. A qualidade da formação discente pode ser considerada o cerne dos programas de pós-graduação. Objetivo: Investigar as contribuições e mudanças no processo de trabalho dos egressos, do período de 2017 a 2022, do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Mulher (PMPSM) da Universidade Federal do Piauí. Metodologia: Estudo observacional quantitativo descritivo analítico, que apresenta o PMPSM/UFPI, analisando a execução do curso no estado do Piauí, na educação e na qualificação profissional; e as contribuições proporcionadas aos egressos, por meio de aplicação de questionários eletrônicos online da plataforma Google Forms, semiestruturados, com perguntas abertas e fechadas. Com análise estatística descritiva estabelecida por meio do delineamento da população dos egressos do PMPSM, os dados foram tabulados e tratados em porcentagens pelo software estatístico BioEstat – versão 5.3, com frequência observada nos testes do qui-quadrado ou Fisher, assim, devidamente tabelados e analisados, foram explanados em gráficos e tabelas. Resultados: Foi apresentado o perfil do egresso, o processo de ingresso e trajetória no Mestrado, assim como as melhorias alcançadas nos níveis pessoal e profissional, contribuições no processo de trabalho e serviço de saúde. Conclusão: As contribuições e mudanças no processo de trabalho pós-formação do PMPSM/UFPI demonstraram melhorias na área de trabalho, utilização do produto do mestrado voltado para as demandas de atuação, de impactos significativos no aumento salarial, promoção e oportunidade de emprego, promovidos pelo nível de educação adquirido com o mestrado, que estimulou os egressos a cursarem o Doutorado, portanto, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional.
ABSTRACT: Introduction: Postgraduate courses need an evaluation of their graduates, in order to monitor efficient training results in the work process. The quality of student training can be considered the core of graduate programs. Objective: To investigate the contributions and changes in the work process of graduates, from 2017 to 2022, of the Master's Program in Women's Health at the Federal University of Piauí. Methodology: This was a descriptive quantitative observational study analytical, which presented the PMPSM/UFPI course, analyzing the execution of the course in the State of Piaui, in education and Professional qualification; and the contributions provided to graduates, through the application of online electronic questionnaires from the Google Forms online platform, semi-structured with open and closed questions. With descriptive statistical analysis established through the delineation of the population of PMPSM graduates, the data were tabulated and treated in percentages in BioEstat statistical software – version 5.3, with frequencies observed in the chi-square or Fisher tests, thus, properly tabulated and analyzed, were explained in graphs and tables. Results: The graduate's profile, the entry process and trajectory in the master’s were presented, as well as the improvements achieved at the personal and professional levels, contributing to the work process and health service. Conclusion: The contributions and changes in the post-training work process of the PMPSM/UFPI, demonstrated improvements in the work area, use of the master's product focused on the demands of action, significant impacts on salary increases, promotion and job opportunities, promoted by the level of education acquired with the master's degree, which encouraged graduates to attend the doctorate, thus contributing to personal and professional growth.