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ASSOCIAÇÃO ENTRE O TEMPO DE EXPOSIÇÃO ÀS TELAS E O RECONHECIMENTO DAS EXPRESSÕES FACIAIS EMOCIONAIS EM CRIANÇAS

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dc.contributor.author VALE, Nielsen Ricardo Ferreira
dc.date.accessioned 2023-10-25T14:14:14Z
dc.date.available 2023-10-25T14:14:14Z
dc.date.issued 2023-10-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3451
dc.description Orientadora: Dra. Ana Raquel de Oliveira Examinador interno: Prof. Dr. Émerson Diógenes de Medeiros Examinador externo: Prof. Dr. Nelson Torres-Alves (UFPB) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O tempo em que as crianças passam em frente às telas tem aumentado nos últimos anos; com isso, as interações sociais face a face sofreram modificações. Entretanto, poucos estudos têm investigado os indícios de associação entre o Tempo de Tela (TT) e o Reconhecimento das Expressões Faciais Emocionais (Refe). Dessa forma, a presente dissertação propõe dois estudos. O primeiro estudo corresponde a uma revisão sistemática, que buscou responder à seguinte questão: o que a literatura tem identificado como associação entre o TT e as emoções em crianças? Para tanto, foi realizado um levantamento de artigos nas bases PubMed, Scielo e Web of Science,a partir da combinação dos seguintes descritores: screen time, children, child, emotion, emotions, emotional. A qualidade dos artigos foi avaliada a partir da estrutura recomendada pela Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses: The PRISMA Statement, e uma análise de conteúdo dos resultados foi realizada pelo software IraMuTeQ, a fim de obter uma Nuvem de Palavras e uma Análise de Similitude. Foram selecionados 11 artigos que compuseram três categorias: O segundo estudo teve por objetivo investigar a associação entre o tempo de exposição diária às telas com o Refe. Participaram 60 crianças, entre oito e onze anos de ambos os sexos, que formaram o grupo controle (até duas 2 h de telas diárias) n = 30; Midade = 9,43 anos; DP= 1,17 e o grupo de estudo (tempo superior à 2 h de telas) n= 30; Midade = 9,45; DP= 1,13. Utilizou-se os seguintes questionários: sociodemográfico, rastreio do desenvolvimento e o Teste de Acuidade. O Refe foi avaliado por meio do Banco de Expressões Emocionais Brasileiro e o uso das mídias de telas foi monitorado pelo Diário do uso de mídias. Os resultados indicaram que as variáveis: alegria 40% (p= 0,01) e 55 % (p= 0,04), medo 70% (p= 0,03) e tristeza 40% (p= 0,02), apresentaram associação entre as variáveis “tempo de tela” e “as emoções em faces e suas intensidades”, indicando que o Grupo de Estudo (GE) acertou significantemente menos estas intensidades em relação ao Grupo Controle (GC). As crianças que fazem mais uso do tempo de telas tiveram desempenho inferior em relação às crianças que não são expostas a um longo tempo de tela. ABSTRACT Mobile technology devices have become common at all ages; however, the consequences for children must be evaluated. This dissertation explored the effects of prolonged use of screen media on children's recognition of emotional facial expressions. Thus, the present study proposes two studies. The first corresponds to a systematic review, which sought to answer the following question: what has the literature identified as an association between TT and emotions in children? To this end, a survey of articles was carried out in the PubMed, Scielo, and Web of Science databases based on the combination of the following descriptors: screen time, children, child, emotion, emotions, and emotional. The quality of the articles was evaluated based on the structure recommended by Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses: The PRISMA Statement, and a content analysis of the results was performed using the IraMuTeQ software to obtain a Word Cloud and a Similitude Analysis. Eleven articles were selected who offered discussions based on the result obtained through the word cloud, similarity analysis and the analyzed categories: age, gender and problems in global development. The second study aimed to investigate the association between the time of daily exposure to screens and Refe. Participated 60 children between eight and eleven years old of both genders, who formed the control group (up to two 2 h of daily screens) n = 30; Age = 9.43 years; STDEV = 1.17 and the study group (time greater than 2 h of screens) n = 30; Mean = 9.45; STDEV = 1.13. The following questionnaires were used: sociodemographic, development screening, and the Acuity Test and Freiburg Vision Test. The Refe was evaluated using the Brazilian Emotional Expression Bank, and the use of screen media was monitored by the Media Usage Diary. The results indicated that the variables: happiness 40% (p = 0.01) and 55% (p = 0.04), fear 70% (p = 0.03), and sadness 40% (p = 0, 02) showed an association between the variables “screen time” and “emotions in faces and their intensities”, indicating that the Study Group (SG) hit these intensities significantly less than the Control Group (GC). Children who use more screen time performed worse than children who are not exposed to a lot of screen time. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicologia pt_BR
dc.subject Reconhecimento das expressões Faciais Emocionais pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Mídias de telas - Exposição diária pt_BR
dc.subject Screen media - Children pt_BR
dc.subject Developmen pt_BR
dc.subject Recognition of emotional facial expressions pt_BR
dc.title ASSOCIAÇÃO ENTRE O TEMPO DE EXPOSIÇÃO ÀS TELAS E O RECONHECIMENTO DAS EXPRESSÕES FACIAIS EMOCIONAIS EM CRIANÇAS pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Mestrado em Psicologia
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Psicologia do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba.

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