Abstract:
RESUMO: O presente estudo analisa como as tendências de moda são apresentadas discursivamente nas revistas de moda brasileiras Vogue e ELLE. Para tanto, trabalharemos com 24 edições de ambas as revistas. O objeto a ser analisado serão as matérias que retratam as tendências nas revistas citadas, publicadas no ano de 2014. Serão analisadas, portanto, matérias de 24 edições. Adotamos como método a Análise de Discurso Crítica (ADC), levando em consideração a produção de sentidos, a utilização da linguagem, bem como as posições dos sujeitos dentro de uma cena discursiva, sob um olhar crítico. Desta forma, a análise se divide conforme os conceitos de tecnologização, comodificação, avaliação, ideologia, metáfora; e as estratégias: mostrar, dizer e seduzir. Discute-se, ainda, o conceito de tendência e os fatores que impulsionam a moda como consumo, identidade e diferença, além de trazer um percurso histórico acerca da moda. Apresenta-se também a revista como suporte midiático que informa, entretêm, além de relatar a segmentação deste suporte. As revistas são analisadas especialmente pelo modo como constroem seus discursos sobre as tendências de moda. Vogue e ELLE são consideradas, dentro do circuito da moda, dois dos principais veículos de comunicação, por isso detêm poder ao tratar sobre tendências. Para a realização da pesquisa utilizou-se as contribuições de autores como: Fairclough (1997, 2001, 2012), Thompson (2011), Van Dijk (1997, 2008), Bakhtin (1997, 2006), Ducrot (1987), Benveniste (2006), Resende e Ramalho (2011), Lipovetsky (1989), Svendsen (2010), Scalzo (2006), Mira (2013), dentre outros. ABSTRACT: This study examines how fashion trends are presented discursively in Brazilian fashion magazines Vogue and ELLE. Therefore, we will work with 24 editions of both magazines. The object to be examined will be the materials that depict trends in magazines quoted, published in the year 2014 will be analyzed, so 24 editions materials. We adopted as a method Critical Discourse Analysis (CDA), taking into account the production of meaning, the use of language as well as the positions of the subjects within a discursive scene under a critical eye. Thus, the analysis is divided according to the concepts of technologization, commodification, evaluation, ideology, metaphor; and strategies: to show, tell and seduce. Also to discuss the concept of trend and the factors that drive fashion as consumption, identity and difference, and bring a historical background about fashion. also presents itself as the magazine support media that informs, entertains, and report segmentation of this support. Magazines are analyzed especially the way they build their discourses on fashion trends. Vogue and ELLE are considered within the fashion circuit, two of the main vehicles of communication, so hold power to handle on trends. For the research we used the contributions of authors such as Fairclough (1997, 2001, 2012), Thompson (2011), Van Dijk (1997, 2008), Bakhtin (1997, 2006), Ducrot (1987), Benveniste ( 2006), Resende and Ramalho (2011), Lipovetsky (1989), Svendsen (2010), Scalzo (2006), Mira (2013), among others.