Abstract:
RESUMO: Este estudo busca compreender a importância do ensino da Educação Financeira (EF) comotema obrigatório na educação básica, uma vez que a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC),homologada pelo Ministério da Educação em 2017, estabeleceu a Educação Financeira como um dostemas transversais que deve ser inserido nos currículos de todo o País. Nesse sentido, foi delineado comoproblema de pesquisa: quais as contribuições da educação financeira para educação básica, considerandoos conteúdos relacionados ao mercado de ações e a aplicação das médias pitagóricas na resolução deproblemas de ordem financeira? Para responder à questão de pesquisa, foi definido como objetivo geralanalisar a importância da educação financeira para educação básica, tendo como base a aplicação dasmédias pitagóricas no mercado de ações. A justifica deve-se à necessidade que emerge da própriasociedade que precisa aprender como administrar o dinheiro, como realizar investimentos, como lidarcom o endividamento e frustrações econômicas, em um cenário de avanço da digitalização dos bancos edemais instrumentos econômicos virtuais. Quanto à metodologia, foi realizada a revisão integrativa,caracterizada como uma abordagem metodológica referente a revisões que permitem maior compreensãodo fenômeno estudado. Tem-se como principais resultados que a função da Educação Financeira nosistema de ensino não se restringe apenas a uma unidade curricular, no caso a matemática, vai muito alémdisso, constitui-se como tema transversal e transdisciplinar, possibilitando construção de conhecimentospara tomadas de decisões assertivas e mais vantajosas do ponto de vista financeiro.