Abstract:
RESUMO: A Astronomia é uma ciência que desperta a curiosidade da população, sua inserção como
conteúdo da educação formal não era bem definida, apresentava-se como um conhecimento
passado para os alunos apenas como uma curiosidade, ou fragmentada em várias disciplinas do
ensino fundamental e médio, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC tornou o ensino de
Astronomia obrigatório no ensino fundamental, como uma unidade temática da disciplina de
Ciências. Aprender Astronomia é muito importante para o desenvolvimento do aluno, pois
estimula o questionamento do ambiente em que ele vive. Então o presente trabalho partiu da
seguinte problemática de pesquisa: O Ensino de Astronomia na perspectiva da integração das
diferentes tecnologias disponíveis na internet, mediado por um jogo de Role-playing Game
(RPG) na plataforma RPG MAKER, se apresenta como uma forma capaz de ajudar tanto o
professor quanto o aluno no processo de ensino e aprendizagem em Astronomia? Partindo deste
pressuposto delineamos como objetivo geral do trabalho produzir um jogo através da
ferramenta RPG MAKER, como ferramenta mediadora do Ensino de Astronomia para os
alunos do Ensino Médio. Pela situação vivenciada no ano de 2020, com o isolamento social
devido à pandemia da COVID-19, as atividades foram desenvolvidas de forma remota, com
grupos de WhatsApp e reuniões virtuais com os alunos participantes, mas não houve prejuízo
no desenvolvimento e análise da proposta. No intuito de analisar o ensino e trazer uma ótima
ferramenta educativa utilizou-se da pesquisa aplicada, que possui a finalidade de entender e
gerar soluções aos problemas humanos, e através de reuniões virtuais e questionários prévios
desenvolvemos uma proposta inovadora baseada nos princípios da Aprendizagem significativa
de David Paul Ausubel (2003). No que concerne ao percurso metodológico optou-se pelo
método misto, caracterizado pela abordagem quali-quantitativa, esta combinação de
abordagens permitiu uma avaliação mais consistente sobre os diferentes aspectos, prévios e pós
aplicação da proposta, analisados das turmas de 1º e 2° série do Ensino Médio Integrado ao
Técnico de Informática, Administração e Meio Ambiente do IFPI - Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí do Campus de Pedro II, público onde o produto foi
aplicado. Como resultado foi verificado que o ensino de astronomia mediado por um jogo de
RPG, promoveu um ensino motivador, com elevado grau de satisfação e participação dos
alunos, trazendo assim uma nova proposta de ensino com o uso de novas tecnologias,
promovendo elementos de Aprendizagem Significativa.
ABSTRACT
Although astronomy is a science that arouses the population’s curiosity and motivation, its
teaching still does not have well-defined characteristics. It usually presents itself as knowledge
passed on to the students in a nonspecific way or fragmented into many different subjects for
elementary and high school. Learning astronomy is highly important for the student’s
development, and therefore this work emerged from the following research problem: Does
astronomy teaching under the perspective of integrating various technologies on the internet
and mediated by a game in role-playing-game (RPG) in the platform RPG MAKER present
itself as a helpful way for teachers and students in the teaching and learning process of the
subject? Based upon this research question, the main purpose of this work was to create a game
through the platform RPG MAKER as a mediating tool for teaching astronomy to high school
students. Because of the worldwide scenario in the year of 2020 and the social distancing due
to the COVID-19 pandemic, activities were remotely developed in WhatsApp groups and
virtual meetings with students and participants, although there were no disadvantages in the
course of the studies. Applied research, which aims to understand and generate solutions to
human problems, was used to analyze teaching and present an effective educational tool.
Through virtual meetings and previous questionnaires, an innovative proposal was developed
based on the principles of Meaningful Learning theorized by David Paul Ausubel (2003).
Concerning the methodology of this research, a hybrid method with a qualitative and
quantitative analysis was chosen. This approach combination allowed a more consistent
evaluation of different aspects to be analyzed - previous and post application. Data was
collected in the first and second years of secondary education integrated to professional and
technological education from the I.T., management, and environmental technical courses at the
Federal Institute of Piauí – Pedro II campus. As a result, it was verified that teaching astronomy
through a roleplaying game created on the RPG MAKER platform promoted motivating
teaching with high levels of participation and satisfaction from the students, with a new
proposal of teaching combining new technologies and stimulating Meaningful Learning.