Abstract:
RESUMO:
Esta pesquisa objetivou analisar os instrumentos de controle e gestão constantes nas parcerias
interinstitucionais celebradas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
(IFPA) no período de 2015 a 2019. O percurso metodológico teve como ponto de partida a
revisão da literatura, cuja a base de dados escolhida foi o banco de teses e dissertações da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de modo a identificar
os autores mais estudados que discutem e analisam as mudanças ocorridas na gestão pública
nas últimas quatro (04) décadas. Dentre os autores citados constam: Bobbio (2009), Bresser
Pereira (1997, 2003, 2005), Faoro (2012), Matias Pereira (2012), Maximiano (2011), Montaño
(2010), Oliveira Filho (2020), Paes de Paula (2005), Ramos (2015) e Santos e Rover (2019). A
pesquisa traz uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e documental. Os documentos
selecionados foram disponibilizados pela Coordenadoria de Relações Interinstitucionais
(CORI) que é vinculada a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do IFPA, e pelo Sistema
Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). O cômputo desses documentos,
nesse recorte temporal, foi de quarenta e quatro (44) celebrações com organizações públicas e
privadas. O trabalho evidenciou vantagens e fragilidades nas celebrações, pois somente alguns
documentos evidenciaram claramente os instrumentos de controle e gestão por meio de
planejamento consubstanciados em planos de trabalho, os quais detalharam os objetivos, metas,
acompanhamento e resultados do objeto das celebrações. Isso configurou, a luz do estudo
realizado, como vantagens considerando a possibilidade de haver a troca de experiência,
conhecimento e a valorização das organizações envolvidas. Contudo, o trabalho mostrou a
necessidade do aprimoramento do controle para o acompanhamento das parcerias, por meio de
mecanimos democráticos de participação e publicização, desde o momento do planejamento
até os resultados do objeto celebrado, podendo oferecer maior transparência de todo processo.
Para isso, a pesquisa sugeriu a implementação de um Comitê Gestor Interinstitucional, com a
participação de pelo menos três (03) representantes das organizações envolvidas, com
características colegiadas, para o acompanhamento e monitoramento do objeto das celebrações,
o que poderá possibilitar o incremento da transparência dos atos da gestão, gerando melhores
benefícios à comunidade acadêmica e consequentemente à sociedade.
ABSTRACT: ABSTRACT
This research aimed to analyze the control and management instruments present in the
interinstitutional partnerships celebrated by the Federal Institute of Education, Science, and
Technology of Pará (IFPA) in the period from 2015 to 2019. The methodological path had as a
starting point the literature review, whose database chosen was theses dissertations of
Coordination for the Improvement of High Education Personnel (CAPES) in order to identify
the most studied authors who discuss and analyze the changes that have occurred in public
management in the last four (04) decades. Among the authors cited are: Bobbio (2009), Bresser
Pereira (1997, 2003, 2005), Faoro (2012), Matias Pereira (2012), Maximiano (2011), Montaño
(2010), Oliveira Filho (2020), Paes de Paula (2005), Ramos (2015) and Santos e Rover (2019).
The work brings a qualitative approach, with bibliographic and documentary types. The
selected documents were made available by the Interinstitutional Relations Coordination
(CORI), which is linked to the IFPA Extension Dean (PROEX), and by the Integrated
Patrimony, Administration and Contracts System (SIPAC). The computation of theses
documents, in this time frame, was forty-four (44) celebrations with public and private
organizations. The work showed advantages and weaknesses in the celebrations, because only
a few documents clearly showed the instruments of control and management through planning
embodied in work plans, which detailed the objectives, goals, monitoring and results of the
object of the celebrations. This configured, based on the study conducted, as advantages
considering the possibility of exchanging experience, knowledge and valuing the organizations
involved. However, the work showed the need to improve control to monitor partnerships,
through democratic mechanisms of participation and publicity, from the moment of planning
to the results of the celebrated object, being able to offer greater transparency of the entire
process. For this, the research suggested the implementation of an Interinstitutional
Management Committee, with the participation of at least three (03) representatives of the
organizations involved, with collegiate characteristics, for the follow-up and monitoring of the
celebrations object, which may allow the increase of the transparency of management acts,
generating better benefits for the academic community and consequently for the society.