Abstract:
RESUMO:
Este trabalho é uma pesquisa sobre os serviços disponibilizados no website da Secretaria de
Finanças do Município de Belém do Pará (SEFIN) pela perspectiva do Governo Eletrônico (e-
Gov). Essa ferramenta vem sendo utilizada pela gestão pública para disponibilizar
informações e serviços públicos on-line para os cidadãos, com o uso das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC), conjugando governo e tecnologia. Os dados coletados para
esta pesquisa resultaram de observações realizadas no website da SEFIN e das entrevistas
dirigidas aos gestores/profissionais e cidadãos, com o propósito de conhecer a realidade desse
tipo de serviço na secretaria municipal. Nesse cenário de impacto das TIC na gestão pública, a
análise da disponibilidade de serviços de forma on-line se apresenta como objetivo central
desta pesquisa, particularmente na forma como são oferecidos aos cidadãos por meio do e-
Gov. Especificamente, pretende-se identificar quais serviços são disponibilizados pelo
governo eletrônico, com base nos indicadores de e-Atendimento (e-A), Facilidade de Uso
(FU) e Confiabilidade (CO), bem como tecer o perfil dos usuários potenciais da SEFIN.
Busca-se também levantar as percepções dos gestores dessa secretaria sobre os usuários,
sendo que o instrumento de avaliação adotado teve como base a literatura existente sobre e-
Gov. No que tange à dimensão metodológica, a pesquisa utiliza abordagem qualitativa e
quantitativa, com duas etapas exploratórias: análise do website e entrevistas aos usuários dos
serviços e aos gestores/profissionais do órgão municipal. Como resultado, foi possível
verificar que a secretaria disponibiliza serviços on-line ao cidadão, no entanto, apesar de os
gestores afirmarem que os sistemas de informações e comunicação da secretaria funcionam
bem, para os usuários o acesso a todos os recursos disponíveis via website está muito aquém.
Houve destaque para o fato de o website da SEFIN apresentar falha na conexão com
frequência, assim como a falta de informações sobre o funcionamento dos serviços. Concluiuse
ainda que, apesar dos esforços e das limitações da SEFIN na disponibilidade de serviços
aos cidadãos via Internet, no bojo do conceito de Governo eletrônico, mesmo que de forma
incipiente, ele vem sendo desenvolvido na gestão municipal. Ainda assim, os gestores
precisam entender que podem utilizar desse recurso como um instrumento eficiente na
prestação de serviços remotos, em favor da gestão pública e dos cidadãos.
ABSTRATC: ABSTRACT
This paper is a research about the services available in the website of the Finance Department
of Belém/Pará city (Secretaria de Finanças – SEFIN) in the perspective of the Electronic
Government platform (e-Gov). This tool has been used by the public management in order to
provide information and public services to the citizens by using Communication and
Information Technologies (TIC), bringing together government and technology. The data
collected for this research are a result of observations made in the SEFIN website and from
interviews directed to the managers/workers and citizens in order to acknowledge this type of
service reality in the city Department. Considering the scenario of the TIC impact in the
public management, the main objective of this work is the analysis of the online services
availability, particularly in the way they are offered to the citizens by the e-Gov. It is intended
to identify which services are provided by the electronic government based on the e-Service
(e-A), Ease of Use (FU) and reliability (CO) indicators, as well as describe the SEFIN
potential users profile. This department managers perceptions about the users were also
evaluated, based on the existing literature about the e-Gov. Methodologically, this research
uses the qualitative and quantitative approach on two exploratory steps: website analysis and
interviews with the services users and the city department managers/workers. The results
show that the city department provides the online services to the citizens, however, despite the
managers claims that the communication and information systems of the department work
well, for the users, the access to all the provided resources in the website fall short. The
highlight is the fact that the SEFIN website shows frequent connection failures, besides the
lack of information about the services operation. It is also concluded that regardless the
SEFIN efforts and limitations in the services availability to the citizens via internet, even in a
rudimentary form, the main concept of the electronic government has been developed in the
municipal management. Nevertheless, the managers need to understand that they can use this
resource as an efficient tool to remote services provision, on behalf of the public management
and the citizens.