Abstract:
RESUMO
Este estudo tem como tema o desenvolvimento do “jogo didático de trilha e suas
possibilidades na mediação do ensino de Óptica Geométrica”. Diante do desafio de
ensinar de Física no Ensino Médio, onde são frequentes as afirmações dos alunos
do quanto esta disciplina é difícil, propusemos uma forma dinâmica e atrativa para o
ensino de Óptica Geométrica, por meio da mediação e com a utilização de
instrumentos e signos com base na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Através
do lúdico possibilitado pelos jogos didáticos, é possível despertar no aluno o
interesse pela aprendizagem de forma intensificada e envolvente. Sendo possível
diversificar o ensino, dando ao estudante a possiblidade de aprender por meio de
outra abordagem, e possibilitando ao professor se desvencilhar do tradicionalismo a
partir do uso de metodologias lúdicas, envolvendo o aluno e o cativando para
aprender Física. A pesquisa foi desenvolvida na escola pública CETI João Henrique
de Almeida Sousa, localizada na cidade de Teresina-PI, em uma turma da segunda
série do Ensino Médio. Foram realizados onze encontros formativos para o
desenvolvimento dos conceitos de Óptica Geométrica, sendo os dois últimos
encontros destinados à aplicação do Produto Educacional, e a avaliação do mesmo.
Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que o ensino da Óptica
Geométrica através da mediação de um jogo didático, se mostrou uma excelente
estratégia, capaz de envolver e motivar os alunos, despertando interesse e
possibilitando a interação entre os mesmos na busca da aprendizagem. Em última
análise, os alunos avaliaram o jogo didático, sua construção e regras, de forma
satisfatória, ressaltando que todos estes aspectos foram fundamentais para gerar
interesse pela atividade proposta e pelo conteúdo de Óptica Geométrica.
ABSTRACT
This study has as its theme the development of the "didactic trail game and its
possibilities in the mediation of the teaching of Geometric Optics". Faced with the
challenge of teaching Physics in High School, where students often say how difficult
this discipline is, we proposed a dynamic and attractive way to teach Geometric
Optics, through mediation and the use of instruments and signs. based on Vygotsky's
Historical-Cultural Theory. Through the playfulness made possible by didactic games,
it is possible to arouse in the student an interest in learning in an intensified and
engaging way. It is possible to diversify teaching, giving the student the possibility to
learn through another approach, and allowing the teacher to get rid of traditionalism
through the use of playful methodologies, involving the student and captivating him to
learn Physics. The research was carried out at the CETI João Henrique de Almeida
Sousa, public school, located in the city of Teresina-PI, in a second-grade high
school class. Eleven training meetings were held for the development of Geometric
Optics concepts, the last two meetings being aimed at the application of the
Educational Product, and its evaluation. In general terms, the results of this research
reveal that the teaching of Geometric Optics through the mediation of a didactic
game, proved to be an excellent strategy, capable of involving and motivating
students, arousing interest and enabling interaction between them in the pursuit of
learning. . Ultimately, the students evaluated the didactic game, its construction and
rules, in a satisfactory way, emphasizing that all these aspects were fundamental to
generate interest in the proposed activity and in the content of Geometric Optics.