dc.description.abstract |
RESUMO
O presente trabalho apresenta como título “Sequência Didática Interativa (SDI) como
instrumento na mediação da aprendizagem significativa dos conceitos da Física ondulatória”.
Ancorou-se no seguinte problema de pesquisa: Como a aplicação da Sequência Didática
Interativa no ensino da Ondulatória poderá mediar o processo ensino e aprendizagem dos alunos
do Ensino Médio? Partimos do pressuposto que a aplicação da Sequência Didática no estudo
da Ondulatória constitui ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem dos
alunos proporcionando, além da apreensão do conhecimento, motivação, interação entre os
mesmos, além da criatividade, com possibilidades de tornarem-se sujeitos participantes desse
processo, seres críticos e ativos na construção do seu próprio conhecimento, de modo a obter
uma aprendizagem significativa. Esse trabalho tem como objetivo geral, utilizar a Sequência
Didática Interativa para mediar o processo de ensino e aprendizagem no conceito de
Ondulatória a alunos da 2ª série do Ensino Médio e, como objetivos específicos 1) Identificar
as dificuldades vivenciadas pelos discentes acerca dos conceitos da Ondulatória; 2) Produzir e
aplicar a Sequência Didática Interativa na apreensão de conceitos de Ondulatória, considerando
a Aprendizagem Significativa em Ausubel; 3) Avaliar as contribuições do uso da Sequência
Didática Interativa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio quanto
aos conceitos de Ondulatória; 4) Correlacionar o estudo da Ondulatória com a Teoria da
Aprendizagem Significativa sob a perspectiva de Ausubel (2003); 5) Desenvolver situaçõesproblemas
que despertem a curiosidade, motivação e interação entre os alunos na busca por
soluções relacionadas ao conceito de Ondulatória. Para o embasamento teórico, utilizou-se a
Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL,1980), Zabala (1998), Brosseau (2008) que
abordam conceitos em Sequência Didática; Resnick (2009) e Feynman (2008) trazem os
conceitos de Ondulatória, além de outros teóricos. No percurso teórico-metodológico fizemos
uso da pesquisa de campo do tipo exploratória de natureza qualitativa (ERICKSON, 1986) com
alunos do segundo ano do Ensino Médio do Centro de Ensino João Lisboa. Ainda, utilizamos
a Pesquisa-Ação (THIOLLENT, 1985) por esta ser uma pesquisa social com base empírica, que
é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema
coletivo. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário semiestruturado inicial (com
questões abertas) para diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades de
aprendizagem dos alunos acerca da Ondulatória; a observação participante e um questionário
semiestruturado final (com questões fechadas) para avaliação da metodologia pelos alunos. A
análise e a discussão dos dados foram realizadas a partir dos aportes teóricos da Análise Textual
Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007; 2011; 2016). Os resultados da
pesquisa apontaram que a utilização da Sequência Didática Interativa (SDI) contribuiu para
despertar o interesse, a motivação, a imaginação, a leitura, a escrita, a interação entre eles e
evidências da aprendizagem significativa do alunado.
ABSTRACT
The present work presents as its title “Interactive Didactic Sequence (SDI) as a tool to mediate
meaningful learning of wave physics concepts”. It was anchored in the following research
problem: How can the application of the Interactive Didactic Sequence in the teaching of
Undulating can mediate the teaching and learning process of high school students? We start
from the assumption that the application of the Didactic Sequence in the study of Undulating is
an important tool in the teaching and learning process of students providing, in addition to the
apprehension of knowledge, motivation, interaction between them, in addition to creativity,
with possibilities of becoming subjects participants in this process, critical and active beings in
the construction of their own knowledge, in order to obtain meaningful learning. This work has
as a general objective, to use the Interactive Didactic Sequence to mediate the teaching and
learning process in the concept of Undulating to students of the 2nd grade of High School and,
as specific objectives 1) Identify the difficulties experienced by students about the concepts of
Wave; 2) Produce and apply the Interactive Didactic Sequence in the apprehension of wave
concepts, considering the Meaningful Learning in Ausubel; 3) Evaluate the contributions of the
use of the Interstive Didactic Sequence in the teaching and learning process of high school
students regarding the concepts of Undulating; 4) Correlate the study of Undulatory with the
Theory of Meaningful Learning from the perspective of Ausubel (2003); 5) Develop problemsituations
that arouse curiosity, motivation and interaction among students in the search for
solutions related to the concept of Undulating. ), Brosseau (2008) that address concepts in
Didactic Sequence; Resnick (2009) and Feynman (2008) bring the concepts of Wave, in
addition to other theorists. In the theoretical-methodological path, we made use of exploratory
field research of a qualitative nature (ERICKSON, 1986) with second-year high school students
at Centro de Ensino João Lisboa. Still, we use Action Research (THIOLLENT, 1985) because
it is an empirically based social research, which is thought and carried out in association with
an action or with the resolution of a collective problem. The data collection instruments were
the initial semi-structured questionnaire (with open questions) for diagnosing the students'
previous knowledge and learning difficulties about Wave; participant observation and a final
semi-structured questionnaire (with closed questions) to evaluate the methodology by the
students. The analysis and discussion of the data were carried out from the theoretical
contributions of the Discursive Textual Analysis (DTA) proposed by Moraes and Galiazzi
(2007; 2011; 2016). The research results showed that the use of the Interactive Didactic
Sequence (SDI) contributed to arouse interest, motivation, imagination, reading, writing, the
interaction between them and evidence of the students' significant learning. |
pt_BR |