Abstract:
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido na escola Militar Tiradentes IV, município de Caxias,
Estado do Maranhão. Os alunos participantes da pesquisa cursavam o segundo
ciclo do Ensino Fundamental, no nono ano. A intervenção se deu através de uma
abordagem significativa, embasada na teoria de David Ausubel, considerando o
filme Star Trek como organizador prévio e o eixo Terra e Universo estabelecido pela
Base Nacional Comum Curricular. A metodologia dos trabalhos utilizou-se de
abordagens qualitativas, por meio de formulário, questionário, trabalho em equipe,
jogos e exposição. Ao final, concluiu-se que o filme Jornada nas Estrelas, Star Trek,
foi válido como recurso para uma aprendizagem significativa, de maneira que os
alunos puderam apresentar uma melhor compreensão dos conceitos e aplicações
das Leis de Newton no ambiente escolar e em situações da vida na Terra e no
espaço.
ABSTRACT
This study was developed at Tiradentes IV Military School, Caxias, Maranhão State,
Brazil. The students participating in the research were in the second cycle of the
Elementary School, in the ninth grade. The intervention took place through a
significant approach, based on David Ausubel's theory, considering the movie Star
Trek as a previous organizer and the axis Earth and Universe established by the
Common National Curricular Base. The methodology used a qualitative approach,
using forms, questionnaires, teamwork, games, and presentations. At the end, it was
concluded that the movie Star Trek was valid as a resource for meaningful learning,
so that students could present a better understanding of the concepts and
applications of Newton's Laws in the school environment and in situations of life on
Earth and in space.