dc.description.abstract |
RESUMO
O estudo “a percepção sobre a formação discente nos cursos técnicos do IFMA – Timon” trata
do aspecto do conhecimento e da formação discente nos cursos técnicos do Instituto Federal
do Maranhão no campus Timon. A Educação Profissional Tecnológica – EPT é importante
para o desenvolvimento dos indivíduos, pois os norteia com a concepção de seus valores e de
suas competências de forma autônoma e crítica, orientando-os para o mundo do trabalho,
seguindo as mudanças do crescimento econômico, social e cultural do país. Esta pesquisa tem
como objetivo central analisar a percepção dos sujeitos envolvidos na formação dos
discentes nos cursos técnicos em Administração, Eletroeletrônica, Eletromecânica e
Edificações do IFMA – Timon. O estudo, que é exploratório e descritivo, utilizou, como
procedimentos de investigação, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista
semiestruturada. O suporte teórico contou com autores como Pacheco (2012), Frigotto (2011)
e Ciavatta (2012). Conclui-se que a percepção sobre a formação dos discentes dos cursos
técnicos promovidos pelo IFMA – Timon direciona-se para uma formação politécnica, sem
olvidar-se da formação integral e humana, como também, sem negligenciar a preparação para
o mundo de trabalho.
ABSTRACT
The research “the perception of student training in technical courses at IFMA – Timon”, deals
with the aspect of knowledge and student training in technical courses at the Instituto Federal
do Maranhão – IFMA in Timon’s campus. Technological Professional Education (EFA) is
important for the development of individuals, as it guides them to the conception of their
values and competences in an autonomous and critical way, orienting them towards the world
of work, following the changes of economic growth, social and cultural background. This
study has as main objective to analyze the perception of the subjects involved in the training
of students of technical courses in Administration, Electro-electronics, Electromechanics and
Buildings of IFMA – Timon. The study is exploratory and descriptive, and used, as
investigation procedures, bibliographic research, document analysis and semi-structured
interview. Theoretical support included authors such as Pacheco (2012), Frigotto (2011) and
Ciavatta (2012). It is concluded that the perception of the training of students in technical
courses, promoted by IFMA - Timon, is directed towards polytechnic training, without
forgetting integral and human training, as well as preparation for the world of work. |
pt_BR |