Repositório Institucional da UFPI

A PERCEPÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DISCENTE NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFMA – TIMON

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PÊGO, Larisse Oliveira Melo
dc.date.accessioned 2023-07-05T13:27:56Z
dc.date.available 2023-07-05T13:27:56Z
dc.date.issued 2023-07-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3408
dc.description Orientadora: Prof. Dra. Fabiana Rodrigues de Almeida Castro Examinadora interna: Profa. Dra. Adriana Castelo Branco Examinadora externa ao programa: Profa. Dra. Antonia Edna Brito pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O estudo “a percepção sobre a formação discente nos cursos técnicos do IFMA – Timon” trata do aspecto do conhecimento e da formação discente nos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão no campus Timon. A Educação Profissional Tecnológica – EPT é importante para o desenvolvimento dos indivíduos, pois os norteia com a concepção de seus valores e de suas competências de forma autônoma e crítica, orientando-os para o mundo do trabalho, seguindo as mudanças do crescimento econômico, social e cultural do país. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar a percepção dos sujeitos envolvidos na formação dos discentes nos cursos técnicos em Administração, Eletroeletrônica, Eletromecânica e Edificações do IFMA – Timon. O estudo, que é exploratório e descritivo, utilizou, como procedimentos de investigação, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista semiestruturada. O suporte teórico contou com autores como Pacheco (2012), Frigotto (2011) e Ciavatta (2012). Conclui-se que a percepção sobre a formação dos discentes dos cursos técnicos promovidos pelo IFMA – Timon direciona-se para uma formação politécnica, sem olvidar-se da formação integral e humana, como também, sem negligenciar a preparação para o mundo de trabalho. ABSTRACT The research “the perception of student training in technical courses at IFMA – Timon”, deals with the aspect of knowledge and student training in technical courses at the Instituto Federal do Maranhão – IFMA in Timon’s campus. Technological Professional Education (EFA) is important for the development of individuals, as it guides them to the conception of their values and competences in an autonomous and critical way, orienting them towards the world of work, following the changes of economic growth, social and cultural background. This study has as main objective to analyze the perception of the subjects involved in the training of students of technical courses in Administration, Electro-electronics, Electromechanics and Buildings of IFMA – Timon. The study is exploratory and descriptive, and used, as investigation procedures, bibliographic research, document analysis and semi-structured interview. Theoretical support included authors such as Pacheco (2012), Frigotto (2011) and Ciavatta (2012). It is concluded that the perception of the training of students in technical courses, promoted by IFMA - Timon, is directed towards polytechnic training, without forgetting integral and human training, as well as preparation for the world of work. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Administração pública - Educação superior pt_BR
dc.subject Educação tecnológica e profissional pt_BR
dc.subject Formação discente pt_BR
dc.subject Curso técnico - IFMA pt_BR
dc.subject Percepção discente pt_BR
dc.subject Professional and technological education pt_BR
dc.subject Student Formation pt_BR
dc.subject Technical courses pt_BR
dc.title A PERCEPÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DISCENTE NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFMA – TIMON pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account