dc.description.abstract |
RESUMO: O presente trabalho aborda as implicações do assédio moral entre discentes e
docentes no ambiente da escola. Apresenta de que forma as práticas de assédio moral podem
contribuir para a deterioração das relações intersubjetivas no ambiente da sala de aula,
delineando um quadro de práticas de violências na escola, que compromete o desempenho de
alunos e alunas e dos educadores e educadoras na efetivação de uma prática pedagógica
voltada para o respeito aos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Para tal,
realizou-se pesquisa qualitativa e para a interpretação dos conhecimentos produzidos pelos
sujeitos, docentes e discentes, utilizou-se o método de análise de conteúdo. A pesquisa
bibliográfica empreendida contribuiu para constatar que as práticas de assédio moral vem
ocupando espaço cada vez maior no elenco das preocupações daqueles que vislumbram a
construção de uma cultura de paz, em uma sociedade livre de injustiças e de desigualdades.
Daí decorrendo a importância de se ampliar os estudos sobre essa temática, na perspectiva de
promover uma compreensão sobre a prática pedagógica em uma perspectiva de cunho
libertador visando a garantir o desenvolvimento saudável e harmonioso de crianças e
adolescentes sujeitos do direito à educação gratuita e de qualidade, libertando-os das práticas
de assédio moral, na qualidade de agressores ou de vítimas. Para empreender os estudos
foram utilizadas, dentre outras, as teorias de Hirigoyen (2002), Guedes (2003), Bourdieu
(2002), Morin (2004), Piovesan (2008), Bardin (1977), Creswell (2007), Gonzalez Rey
(2005), Macedo e Bomfim (2007), Abramovay e Castro (2006), Corazza (2002), Schilling
(2007), Sposito (2003), Melucci (2005), Foucault (1996), Coimbra e Nascimento (2003),
Ferreira (2004), Silva (2006), Boto (2007), Codo (1999), Moraes (2005), Birman (2006),
Pompéia (2004) e Gallindo (2009). Afinal, para dar consistência ao estudo de temáticas que se
revestem de grande complexidade há que se buscar a contribuição de estudos mais profundos
que apontem aspectos essenciais dentro do que se propõe discutir. Desse modo, a
fundamentação teórica que se conquistou com as contribuições dos autores citados permitiu o
alcance do objetivo do presente trabalho. A pesquisa de campo, de outro lado, ofereceu os
subsídios necessários para que se procedesse à análise do objeto de estudo, considerando o
ponto de vista dos sujeitos participantes da pesquisa.
ABSTRACT: The present paperwork studies the implications of moral siege between students
and teachers in the school environment. It presents what ways the practices of moral siege can
contribute to the deterioration of the inter-subjective relations in the classroom environment,
drawing a figure of violent practices in the school, which disturb the execution of students and
teachers in relation to the establishment of a pedagogical practice linked to the respect of the
equality and dignity values of the human. Then, it was done a qualitative research and to the
interpretation of the knowledge produced by the subjects, teachers and students, it was used
the method of content analysis. The lead bibliographical research contributed to prove that the
practices of moral siege have occupying much more space in the casting of matters of those
who aim the construction of a culture of peace, in a society free of injustices and inequalities.
For this reason surges the importance of amplifying the studies about this theme, in the
perspective of promoting a comprehension about the pedagogical practice in a perspective of
liberating aspect intending to guaranteeing the healthy and harmony development of children
and teens subjects of the law to the free and quality education, liberating them of the practices
of moral siege, as aggressors or victims. To comprehend the studies some theories were used,
among others, the theories by Hirigoyen (2002), Guedes (2003), Bourdieu (2002), Morin
(2004), Piovesan (2008), Bardin (1977), Creswell (2007), Gonzalez Rey (2005), Macedo e
Bomfim (2007), Abramovay and Castro (2006), Corazza (2002), Schilling (2007), Sposito
(2003), Melucci (2005), Foucault (1996), Coimbra and Nascimento (2003), Ferreira (2004),
Silva (2006), Boto (2007), Codo (1999), Moraes (2005), Birman (2006), Pompéia (2004) and
Gallindo (2009). Thus, to get consistence in the study of the themes that are very complex it’s
necessary to reach the contribution of studies much more deep that point out essential aspects
in relation to what it’s purposed to study. This way, the theoretical fundaments that were
conquered with the contributions of the cited authors permitted the reach of the objective of
the present paperwork. The field research, for other hand, offered the basis necessary to do the
analysis of the study object, considering the point of view of the subjects who participated in
this research. |
pt_BR |