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IMPLICAÇÕES DO ASSÉDIO MORAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES NO AMBIENTE DA ESCOLA

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dc.contributor.author FRANCO, Tereza Cristina Ribeiro
dc.date.accessioned 2015-01-08T16:16:26Z
dc.date.available 2015-01-08T16:16:26Z
dc.date.issued 2015-01-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/33
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Maria do Carmo Alves do Bomfim. Examinadora externa: Profª. Dra. Maria D´alva Macedo Ferreira. Examinadora interna: Profª. Dra. Antônia Edna Brito. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho aborda as implicações do assédio moral entre discentes e docentes no ambiente da escola. Apresenta de que forma as práticas de assédio moral podem contribuir para a deterioração das relações intersubjetivas no ambiente da sala de aula, delineando um quadro de práticas de violências na escola, que compromete o desempenho de alunos e alunas e dos educadores e educadoras na efetivação de uma prática pedagógica voltada para o respeito aos princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana. Para tal, realizou-se pesquisa qualitativa e para a interpretação dos conhecimentos produzidos pelos sujeitos, docentes e discentes, utilizou-se o método de análise de conteúdo. A pesquisa bibliográfica empreendida contribuiu para constatar que as práticas de assédio moral vem ocupando espaço cada vez maior no elenco das preocupações daqueles que vislumbram a construção de uma cultura de paz, em uma sociedade livre de injustiças e de desigualdades. Daí decorrendo a importância de se ampliar os estudos sobre essa temática, na perspectiva de promover uma compreensão sobre a prática pedagógica em uma perspectiva de cunho libertador visando a garantir o desenvolvimento saudável e harmonioso de crianças e adolescentes sujeitos do direito à educação gratuita e de qualidade, libertando-os das práticas de assédio moral, na qualidade de agressores ou de vítimas. Para empreender os estudos foram utilizadas, dentre outras, as teorias de Hirigoyen (2002), Guedes (2003), Bourdieu (2002), Morin (2004), Piovesan (2008), Bardin (1977), Creswell (2007), Gonzalez Rey (2005), Macedo e Bomfim (2007), Abramovay e Castro (2006), Corazza (2002), Schilling (2007), Sposito (2003), Melucci (2005), Foucault (1996), Coimbra e Nascimento (2003), Ferreira (2004), Silva (2006), Boto (2007), Codo (1999), Moraes (2005), Birman (2006), Pompéia (2004) e Gallindo (2009). Afinal, para dar consistência ao estudo de temáticas que se revestem de grande complexidade há que se buscar a contribuição de estudos mais profundos que apontem aspectos essenciais dentro do que se propõe discutir. Desse modo, a fundamentação teórica que se conquistou com as contribuições dos autores citados permitiu o alcance do objetivo do presente trabalho. A pesquisa de campo, de outro lado, ofereceu os subsídios necessários para que se procedesse à análise do objeto de estudo, considerando o ponto de vista dos sujeitos participantes da pesquisa. ABSTRACT: The present paperwork studies the implications of moral siege between students and teachers in the school environment. It presents what ways the practices of moral siege can contribute to the deterioration of the inter-subjective relations in the classroom environment, drawing a figure of violent practices in the school, which disturb the execution of students and teachers in relation to the establishment of a pedagogical practice linked to the respect of the equality and dignity values of the human. Then, it was done a qualitative research and to the interpretation of the knowledge produced by the subjects, teachers and students, it was used the method of content analysis. The lead bibliographical research contributed to prove that the practices of moral siege have occupying much more space in the casting of matters of those who aim the construction of a culture of peace, in a society free of injustices and inequalities. For this reason surges the importance of amplifying the studies about this theme, in the perspective of promoting a comprehension about the pedagogical practice in a perspective of liberating aspect intending to guaranteeing the healthy and harmony development of children and teens subjects of the law to the free and quality education, liberating them of the practices of moral siege, as aggressors or victims. To comprehend the studies some theories were used, among others, the theories by Hirigoyen (2002), Guedes (2003), Bourdieu (2002), Morin (2004), Piovesan (2008), Bardin (1977), Creswell (2007), Gonzalez Rey (2005), Macedo e Bomfim (2007), Abramovay and Castro (2006), Corazza (2002), Schilling (2007), Sposito (2003), Melucci (2005), Foucault (1996), Coimbra and Nascimento (2003), Ferreira (2004), Silva (2006), Boto (2007), Codo (1999), Moraes (2005), Birman (2006), Pompéia (2004) and Gallindo (2009). Thus, to get consistence in the study of the themes that are very complex it’s necessary to reach the contribution of studies much more deep that point out essential aspects in relation to what it’s purposed to study. This way, the theoretical fundaments that were conquered with the contributions of the cited authors permitted the reach of the objective of the present paperwork. The field research, for other hand, offered the basis necessary to do the analysis of the study object, considering the point of view of the subjects who participated in this research. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Assédio moral pt_BR
dc.subject Ambiente educacional pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Discentes pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Moral siege pt_BR
dc.subject Educational environment pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.title IMPLICAÇÕES DO ASSÉDIO MORAL ENTRE DISCENTES E DOCENTES NO AMBIENTE DA ESCOLA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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