Abstract:
RESUMO A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) possui papel indiscutível no estado piauiense. Surgindo na década de 1980, na forma da antiga Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEPI), com o intuito de fomentar a formação de professores para o ensino básico, essa Fundação cedeu lugar, no ano de 1993, à atual UESPI, a qual possuiria ulteriormente um escopo mais desafiador. Em 1996, a publicação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) preveria a obrigatoriedade do ensino superior aos professores do ensino básico escolar. Nesse contexto, a UESPI iniciaria, principalmente a partir de 1996, o seu processo de expansão para qualificar os professores dos mais remotos municípios do estado, a fim de atender as exigências do novo instrumento legal (LDB/96). O presente estudo possui o intuito de estudar o processo de expansão da Universidade Estadual do Piauí, pesquisando as características do seu desenvolvimento e os fatores determinantes para o seu desenrolar. Por meio de uma exposição do contexto social e educacional da década de 1990, o estudo observou o grau de contribuição de fatores institucionais, políticos, jurídicos e as práticas de gestão administrativas para o processo de expansão da UESPI. Ao analisar os dados concretos do processo de expansão, observou-se os fatores que contribuíram com pontos positivos para o processo de expansão, juntamente com aqueles os quais resultaram em pontos negativos para a expansão da UESPI. Como conclusão do trabalho, observou-se que a UESPI efetivamente contribuiu para elevar o número de professores capacitados com formação em nível superior, no ensino da educação básica do estado do Piauí, abrangendo municípios de todas as macrorregiões do estado, de forma razoavelmente homogênea. Em relação às falhas do seu modelo de expansão, observou-se que a UESPI malogrou quanto ao planejamento e aporte à estrutura de suas unidades que se espalharam por todo o Piauí, resultando em quantidades expressivas de cursos com problemas de regulamentação legal e infraestrutura básica ao ensino dos alunos.
ABSTRACT The Universidade Estadual do Piauí (UESPI) has an undisputed role in the state of Piauí. Emerging in the 1980s, in the form of the former Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEPI), with the aim of promoting the training of teachers for basic education, this Foundation gave way, in 1993, to the current UESPI, which would later have a more challenging scope. In 1996, the publication of the Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) would make higher education mandatory for teachers of basic school education. In this context, UESPI would start, mainly from 1996, its expansion process to qualify teachers from the most remote municipalities of the state, in order to meet the requirements of the new legal instrument (LDB/96). The present study aims to study the expansion process of the State University of Piauí, researching the characteristics of its development and the determining factors for its development. Through an exposition of the social and educational context of the 1990s, the study observed the degree of contribution of institutional, political, legal factors and administrative management practices to the process of expansion of UESPI. When analyzing the concrete data of the expansion process, the factors that contributed with positive points to the expansion process were observed, along with those that resulted in negative points for the expansion of UESPI. As a conclusion of the work, it was observed that the UESPI effectively contributed to increase the number of trained teachers with higher education, in the teaching of basic education in the state of Piauí, covering municipalities in all macro-regions of the state, in a reasonably homogeneous way. Regarding the failures of its expansion model, it was observed that the UESPI failed in terms of planning and contribution to the structure of its units that spread throughout Piauí, resulting in expressive amounts of courses with problems of legal regulation and basic infrastructure at the students' teaching.