dc.description.abstract |
RESUMO
O presente trabalho tem como temática o Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA,
no âmbito do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Sendo o PROEJA política pública educacional,
quais os impactos do curso técnico em Administração na modalidade PROEJA, na
empregabilidade e quanto à continuidade dos estudos, na visão de egressos da primeira turma
formada no IFPI campus Piripiri? O objetivo geral foi analisar tais impactos do PROEJA em
relação às duas dimensões citadas, sendo a análise de impactos de grande importância para a
melhoria das políticas públicas. Trata-se de estudo de caso, de cunho qualitativo, tendo como
instrumentos de coleta de dados as análises documentais e entrevistas com egressos(as), que
foram transcritas e trabalhadas à luz da técnica da análise de conteúdo. O trabalho traz quadro
teórico geral sobre políticas públicas, educação profissional e o PROEJA em si (história,
legislação, desafios), discutindo a relação direta dos tópicos com o tema maior da Educação, e
interseccionando-os para uma melhor compreensão do PROEJA. Tal quadro teórico aborda
ainda o ciclo de políticas públicas, discutindo teorias sobre avaliação de políticas públicas, e
ainda sobre as análises dos impactos do PROEJA. O estudo de caso se inicia com a apresentação
do IFPI, desde a expansão à chegada do campus em Piripiri, trazendo dados da cidade/região
no qual está inserido, e consolidando-se com os resultados da pesquisa, apresentando dados,
sínteses, e as análises sobre os impactos do PROEJA na empregabilidade e com relação à
continuidade dos estudos, com base na visão de egressos(as) que deram voz à avaliação política
do programa. Considerou-se que o PROEJA no IFPI campus Piripiri esteve, em seus resultados
quantitativos, aquém do que dita o regramento legal e institucional do programa, porém, estando
satisfatório no âmbito qualitativo, tendo proporcionado aos egressos impactos relevantes quanto
às duas dimensões analisadas, dentre outros resultados positivos, como o aumento da média de
rendimentos dos egressos da amostra após o curso, somado ao desenvolvimento de
competências para a cidadania; fazendo-se mister ressaltar que os resultados da educação se
refletem no longo prazo e dependem de diversos fatores. Sugere-se que a instituição atente à
formação de gestores e docentes, ao desenvolvimento de material didático e de metodologias
próprias para o PROEJA, bem como intervenha no intuito de melhorar índices da gestão escolar,
como a taxa de inscritos por vagas, etc., e sobretudo a evasão no PROEJA, dentre outros. O
trabalho contribui para a gestão pública apresentando importante instrumento de auxíli o a
gestores e/ou pesquisadores: as matrizes de referências, para avaliações de políticas públicas.
ABSTRACT
The present work has as its theme the National Program for the Integration of Professional
Education into Basic Education in the Youth and Adult Education Modality - PROEJA, within
the scope of the Federal Institute of Piauí (IFPI). Since PROEJA is a public educational policy,
what are the impacts of the technical course in Administration in the PROEJA modality, on
employability and regarding the continuity of studies, in the view of graduates of the first class
formed at the IFPI campus Piripiri? The general objective was to analyze such impacts o f
PROEJA in relation to the two dimensions mentioned, being the analysis of impacts of great
importance for the improvement of public policies. This is a qualitative case study, with data
analysis instruments and interviews with graduates as data collection instruments, which were
transcribed and worked on in the light of the content analysis technique. The work brings a
general theoretical framework on public policies, professional education and PROEJA itself
(history, legislation, challenges), discussing the direct relationship of topics with the larger
theme of Education, and intersecting them for a better understanding of PROEJA. This
theoretical framework also addresses the public policy cycle, discussing theories about public
policy evaluation, and also about the analysis of the impacts of PROEJA. The case study begins
with the presentation of the IFPI, from the expansion to the arrival of the campus in Piripiri,
bringing data from the city / region in which it is inserted, and consolidating itself with the
results of the research, presenting data, syntheses, and the analyzes of the impacts of PROEJA
on employability and in relation to the continuity of studies, based on the view of graduates
who gave voice to the political evaluation of the program. It was considered that PROEJA at
the IFPI campus Piripiri was, in its quantitative results, below what the legal and institutional
rules of the program dictate, however, being satisfactory in the qualitative scope, having
provided the graduates with relevant impacts regarding the two dimensions analyzed, among
other positive results, such as the increase in the average income of graduates in the sample
after the course, added to the development of skills for citizenship; making it necessary to
emphasize that the results of education are reflected in the long term and depend on several
factors. It is suggested that the institution pay attention to the training of managers and teachers,
to the development of didactic material and methodologies for PROEJA, as well as to intervene
in order to improve school management indexes, such as the enrollment rate for vacancies, etc.,
and above all evasion in PROEJA, among others. The work contributes to public management
by presenting an important tool to assist managers and / or researchers: the reference matrix,
for evaluating public policies. |
pt_BR |