Abstract:
RESUMO INTRODUÇÃO: O estudo analisa o processo de Gestão do Desempenho por Competências da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) aplicado ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). A Gestão do Desempenho por Competências é uma metodologia de avaliação do desempenho humano nas organizações, considerada inovação para a realidade do serviço público brasileiro. Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: O que é e como ocorre o processo de Gestão de Desempenho por Competências no HU-UFPI? OBJETIVO: Analisar o que é e como ocorre a avaliação de desempenho por meio do processo de Gestão de Desempenho por Competências (GDC) implantado na gestão do Hospital Universitário da UFPI, no período entre 2015 e 2019. METODOLOGIA: A pesquisa se caracteriza por finalidade exploratória, descritiva e aplicada. Prioriza a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso e utiliza como procedimentos de coleta de dados a pesquisa documental e de campo. Foi realizada por meio da investigação retilínea do desenvolvimento das tarefas no HU-UFPI, entrevistas com gestores e aplicação de questionários a empregados e, a partir da triangulação dos dados coletados, analisou o processo de GDC da instituição. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que o modelo de GDC do HU-UFPI não cumpre todas as fases dos modelos teóricos, entretanto se mostra positivo para a instituição, na visão dos gestores e colaboradores; não foi realizado o mapeamento de todas as competências específicas, por cargo ou função, e tal deficiência pode provocar resultados insatisfatórios ao processo de GDC; o modelo de GDC está alinhado ao planejamento estratégico da empresa; há a promoção de feedback; ocorreu a evolução da performance organizacional após a implantação da GDC; foi proporcionada melhoria ao processo de GDC após a desvinculação da nota final avaliativa como fator de ordenação do processo de progressão funcional dos colaboradores; não há conexão direta dos resultados da GDC a outros processos de gestão de pessoas; não há relatos claros sobre quais são os resultados obtidos a partir do processo avaliação de GDC e como a organização trabalha os dados; são potenciais do modelo, que podem ser melhorados ou ampliados, a ferramenta eletrônica de avaliação, a ampliação do mapeamento de competências e a utilização efetiva da nota da GDC para os outros processos de Gestão de Pessoas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa evidencia contribuições com novos conhecimentos, a oferta de uma pesquisa de campo que investigou áreas diversas de uma instituição hospitalar, a partir da visão triangulada de pesquisa documental, percepção de gestores e colaboradores, realizada por uma pesquisadora inserida na realidade organizacional do campo, assim como a transparência sobre como é realizada a mensuração do desempenho numa instituição pública de significativa relevância social. Além disso, aponta as limitações encontradas e sugestões para novas investigações.
ABSTRACT INTRODUCTION: The study analyzes the Competency Performance Management process of the Brazilian Hospital Services Company (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH) applied to the University Hospital (HU) of the Federal University of Piauí (UFPI). Competence Performance Management is an evaluation methodology for human performance in organizations, considered an innovation for the reality of the Brazilian public service. It seeks to answer the following research problem: What is the Competence Performance Management process and how it takes place at HU-UFPI? OBJECTIVE: To analyze what the performance evaluation is and how it occurs through the Competency Performance Management (CPM) process implemented in the management of the UFPI University Hospital in the period between 2015 and 2019. METHODOLOGY: The research is characterized as an exploratory, descriptive and applied study. It prioritizes the qualitative approach through a case study and it uses documentary and field research as data collection procedures. It was carried out through a straight-line investigation of the tasks development at the HU-UFPI, interviews with managers and application of questionnaires to employees and, the institution´s CPM process was analyzed as from the triangulation of the collected data. RESULTS AND DISCUSSION: It was observed that the CPM model of the HU-UFPI does not fulfill all phases of the theoretical models, however, it is positive for the institution in the view of managers and employees; the mapping of all specific competencies by job or function has not been accomplished, and such deficiency may cause unsatisfactory results to the CPM process; the CPM model is in agreement with the company's strategic planning; there is the promotion of feedback; the evolution of organizational performance occurred after the implementation of the CPM; an improvement was made to the CPM process after the untying of the final evaluation score as an ordering factor for the employees' functional progression process; there is no direct connection between CPM results and other people management processes; there are no clear reports on what the results are obtained from the CPM assessment process and how the organization deals with the data; the model potentials, which can be improved or expanded, are: the electronic assessment tool, the expansion of the skills mapping and the effective use of the CPM score for other People Management processes. FINAL CONSIDERATIONS: The research reveals contributions with new knowledge, the offer of a field research that investigated different areas of a hospital institution, from the triangulated view of documentary research, managers and collaborators´ perception, carried out by a researcher inserted in the organizational reality of the field study, as well as the transparency on how the performance measuring is managed in a public institution of significant social relevance. In addition, it points out the limitations found and suggestions for further investigations.