Abstract:
RESUMO As últimas décadas do século XX assistiram a um aumento de interesse acerca do em-preendedorismo pelos diversos campos de estudo. Atualmente já se reconhece a importância das micro e pequenas empresas como atores centrais no desenvolvimento econômico e sustentável das nações, como responsáveis pela maioria da criação de novos empregos e contribuindo para o desenvolvimento estrutural dos locais onde se instalam, sendo também incentivo ao empreendedorismo. Diante desse quadro, é importante mencionar que a relação entre empreendedorismo e micro e pequenas empresas no Brasil carece de estudos recorrentes, pois o arcabouço legal que dirime este contexto tem passado por mudanças importantes. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar as características pessoais dos empreendedores das Micro e Pequenas Empresas em Teresina-PI, assim como sua motivação para empreender sendo por oportunidade/inovação ou necessidade, verificando a relevância do empreendedorismo para a região, demonstrar a importância de políticas para incentivar e viabilizar os empreendimentos de menor porte. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho quantitativo; com relação aos procedimentos técnicos utilizou-se inicialmente a pesquisa bibliografica, em seguida, levantamento ou survey com aplicação de instrumentos para gerar dados estatísticos. Assim, foram direcionados questionários para Micro e Pequenos empreendedores do município de Teresina-PI, dos quais se obteve uma amostra de 75 respondentes; para a aplicação desses, foi utilizado meio eletrônico E-mail. O questionário foi elaborado a partir dos seguintes autores: Vicenzi (2011), Coutinho e Araújo (2021) e o relatório GEM (2019). A análise foi feita através da comparação entre a fundamentação teórico-empírica e os resultados obtidos na pesquisa. Os principais resultados mostraram que as características pessoais que obtiveram maior destaque foram vontade/motivação, determinação e coragem/ousadia. Quanto ao que motivou a querer abrir seu próprio negócio, destacam-se: item realização profissional, desejo de trabalhar por conta própria, desejo de independência. Entre as medidas tomadas pelo governo para incentivar e viabilizar as micro e pequenas empresas, sobressaíram: isenções fiscais sobre faturamento para estímulo à atividade empresarial, criação de programa de financiamento de crédito com redução dos procedimentos burocráticos, isenções de taxas e parcelas de serviços públicos prestados e fomentar o desenvolvimento de inovações tecnológicas.
ABSTRACT The last decades of the 20th century saw an increase in interest in entrepreneurship in different fields of study. Currently, the importance of micro and small companies as central actors in the economic and sustainable development of nations is already recognized, as they are responsible for most of the creation of new jobs and contributing to the structural development of the places where they are installed, being also an incentive to entrepreneurship. Given this situation, it is important to mention that the relationship between entrepreneurship and micro and small companies in Brazil lacks recurrent studies, as the legal framework that resolves this context has undergone important changes. Within this context, the present work has as general objective to identify the personal characteristics of entrepreneurs of Micro and Small Enterprises in Teresina-PI, as well as their motivation to undertake being by opportunity/innovation or necessity, verifying the relevance of entrepreneurship for the region, demonstrate the importance of policies to encourage and enable smaller enterprises. For that, a quantitative research was developed; with regard to technical procedures, bibliographic research was initially used, then a survey or survey with the application of instruments to generate statistical data. Thus, questionnaires were directed to Micro and Small entrepreneurs in the city of Teresina-PI, from which a sample of 75 respondents was obtained; for the application of these, electronic means E-mail was used. The questionnaire was prepared from the following authors: Vicenzi (2011), Coutinho and Araújo (2021) and the GEM report (2019). The analysis was performed through the comparison between the theoretical-empirical foundation and the results obtained in the research. The main results showed that the most prominent personal characteristics were will/motivation, determination and courage/daring. As for what motivated them to want to open their own business, the following stand out: professional fulfillment, desire to work on their own, desire for independence. Among the measures taken by the government to encourage and enable micro and small companies, the following stand out: tax exemptions on billing to stimulate business activity, creation of a credit financing program with a reduction in bureaucratic procedures, tax exemptions and installments of public services provided and encourage the development of technological innovations.