Abstract:
RESUMO
A presente dissertação, intitulada “Uma Análise do Projeto Educativo Comum da Rede
Jesuíta à Luz do Pensamento Filosófico de Gilles Deleuze”, objetiva analisar o Projeto
Educativo Comum – PEC, desenvolvido pela Rede Jesuíta de Educação a partir da
filosofia da diferença de Gilles Deleuze. A pesquisa bibliográfica e documental adotou
uma metodologia cartográfica na medida em que buscou a realização de um
acompanhamento de processos ocorridos num território teórico específico buscando
linhas de fuga que permitissem uma desterritorialização e reterritorialização de
conceitos. A fundamentação teórica para a desejada análise do PEC esteve centrada
no aporte teórico de Gilles Deleuze e de alguns dos seus conhecidos comentadores.
ABSTRACT
This dissertation, entitled “An Analysis of the Common Educational Project of the Jesuit
Network in the Light of Gilles Deleuze's Philosophical Thought”, aims to analyze the
Common Educational Project - PEC, developed by the Jesuit Education Network from
the philosophy of difference by Gilles Deleuze. Bibliographic and documentary
research adopted a cartographic methodology as it sought to monitor processes that
took place in a specific theoretical territory, seeking escape lines that would allow for
a deterritorialization and reterritorialization of concepts. The theoretical basis for the
desired analysis of the PEC was centered on the theoretical contribution of Gilles
Deleuze and some of his well-known commentators.