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RESUMO A presente pesquisa visa compreender a razão de ser do pouco interesse dos estudantes pelo componente curricular de filosofia no ensino médio. Para tanto, considera-se que o ato de ensinar filosofia é perpassado por fatores intrínsecos – que são aqueles próprios do processo de ensino e aprendizagem, como a figura do professor, do estudante, o conteúdo a ser ensinado, a metodologia e os recursos de ensino –, como também por fatores extrínsecos – de ordem econômica, política, social e cultural – que, em larga medida, podem condicionar o ensino do professor em sala de aula. Pelo estudo previamente realizado, identificou-se que há diversas pesquisas sobre o ensino de filosofia, porém estas priorizam os fatores intrínsecos e secundarizam os fatores extrínsecos do processo educativo. Assim, explica-se de forma unilateral que o pouco interesse dos estudantes pela filosofia no nível médio é, sobretudo, uma questão de caráter intrínseco e que pode ser minimizada pelo domínio de conteúdo e pela didática do professor. Na contramão, esta pesquisa pretende demonstrar que, para compreender o pouco interesse dos estudantes, é preciso articular dialeticamente os fatores supracitados a fim de uma melhor intervenção no problema investigado. Nessa direção, fundamenta-se no pensamento do filósofo húngaro István Mészáros e no método materialista histórico dialético. Espera-se contribuir para o debate acerca do ensino de filosofia, da formação do educador e do processo de apropriação do conhecimento comprometido com a luta pela superação da sociabilidade do capital.
ABSTRACT The present research aims to understand the reason for the little interest of students in the curricular component of philosophy in high school. Therefore, it is considered that the act of teaching philosophy is permeated by intrinsic factors - which are those inherent to the teaching and learning process, such as the figure of the teacher, the student, the content to be taught, the methodology and resources of teaching- as well as the extrinsic factors of an economic, political, social and cultural order that, to a large extent, can condition the teaching of the teacher in the classroom. Through the study previously carried out, it was identified that there are several studies on the teaching of philosophy, but that prioritize the intrinsic factors and place the extrinsic factors of the educational process in the background. Thus, it is unilaterally explained that the low interest of students in philosophy at the high school level is, above all, a matter of intrinsic character and that can be minimized by the mastery of content and the teacher's didactics. On the other hand, the research intends to demonstrate that, in order to understand the little interest of students, it is necessary to dialectically articulate the aforementioned factors in order to better intervene in the investigated problem. In this direction, it is based on the thought of the Hungarian philosopher István Mészáros and on the dialectical historical materialist method. It is expected to contribute to the debate about the teaching of philosophy, the formation of the educator and the process of appropriation of knowledge committed to the struggle to overcome the sociability of capital. |
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