Abstract:
RESUMO
Introdução: Apesar da disponibilização gratuita de métodos contraceptivos e
atividades de educação em saúde, a gravidez na adolescência ainda é um desafio
social, principalmente em países mais pobres, com graves repercussões para os
adolescentes. Logo, se torna importante que informações em saúde validadas sejam
disponibilizadas para esse público especifico. Como alternativa de aproximação com
o público adolescente, vêm ganhando destaque as tecnologias em saúde que tem
fortalecido a promoção em saúde. Dessa forma, torna-se relevante desenvolver um
website sobre contracepção voltado para os adolescentes, apresentando informações
confiáveis e obedecendo a um processo de validação. Objetivo: Desenvolver um
website sobre contracepção para adolescentes. Método: Estudo metodológico que
utilizou o método DADI (Definition, Architecture, Design and Implementation). Foi
realizada uma revisão integrativa para construir o roteiro. Para validação do conteúdo
textual do roteiro utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em
Saúde e, para validar a aparência, o Instrumento de Validação de Aparência de
Tecnologia Educacional em Saúde. Na análise dos dados, foi calculado o índice de
concordância (IC) e realizado o Teste Binomial para verificar a concordância entre os
especialistas, sendo adotado o índice de concordância igual ou superior a 0,85 (≥
85%) e nível de significância (α) de 5%. Após a validação dos especialistas, foi
realizada a análise semântica pelos adolescentes. Resultados: A revisão integrativa
incluiu 41 estudos de onde foram extraídas informações sobre os tipos de métodos
contraceptivos, modos de uso, contraindicações e efeitos adversos. As informações
disponíveis foram complementadas com literatura cinzenta. O website está
organizado em: página inicial; tópico 1, abordando o conceito de contracepção; tópico
2, tem um quiz de Verdadeiro ou Falso; tópico 3, descreve os métodos contraceptivos;
e tópico 4, com dicas extras. O processo de validação do conteúdo do website com
os sete especialistas alcançou IC geral de 0,99. A aplicação do teste Binomial
demonstrou que todas as proporções de concordância para cada atributo das áreas
foram consideradas maiores ou iguais a 85%. O Índice de Validação de Aparência
contou um índice geral de 0,99. Foram sugeridas alterações no conteúdo e na
aparência. Os adolescentes que realizaram análise semântica consideraram o
conteúdo do website adequado e não propuseram alterações. Conclusão: O website
AdoleSer se mostra como uma alternativa que poderá ampliar o conhecimento sobre
contracepção, pois apresenta informações validadas com linguagem acessível e
atualizadas, imagens claras e explicativas, além do conteúdo interativo sobre
contracepção.
ABSTRACT
Introduction: Despite the free availability of contraceptive methods and health
education activities, teenage pregnancy is still a social challenge, especially in poorer
countries, with serious repercussions for adolescents. Therefore, it becomes important
that validated health information is made available to this specific audience. As an
alternative to approach the adolescent public, health technologies that have
strengthened health promotion have been gaining prominence. Thus, it becomes
relevant to develop a website on contraception aimed at adolescents, presenting
reliable information and following a validation process. Objective: To develop a
website about contraception for teenagers. Method: Methodological study that used
the DADI method (Definition, Architecture, Design and Implementation). An integrative
review was carried out to build the script. To validate the textual content of the script,
the Health Educational Content Validation Instrument was used and, to validate the
appearance, the Health Educational Technology Appearance Validation Instrument. In
the data analysis, the concordance index (CI) was calculated and the Binomial Test
was performed to verify the concordance between the experts, adopting the
concordance index equal to or greater than 0.85 (≥ 85%) and significance level ( α)
of 5%. After validation by the experts, the semantic analysis was performed by the
adolescents. Results: The integrative review included 41 studies from which
information on types of contraceptive methods, modes of use, contr aindications and
adverse effects was extracted. The available information was supplemented with gray
literature. The website is organized in: homepage; topic 1, addressing the concept of
contraception; topic 2, has a True or False quiz; topic 3, describes contraceptive
methods; and topic 4, with extra tips. The website content validation process with the
seven experts reached an overall CI of 0.99. The application of the Binomial test
showed that all the proportions of agreement for each attribute of the areas were
considered greater than or equal to 85%. The Appearance Validation Index had an
overall index of 0.99. Changes to content and appearance were suggested.
Adolescents who performed semantic analysis considered the website content
adequate and did not propose changes. Conclusion: The AdoleSer website appears
as an alternative that can expand knowledge about contraception, as it presents
validated information with accessible and updated language, clear and explanatory
images, in addition to interactive content about contraception.