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VELHICES NA PANDEMIA: a escuta sensível de vozes e perspectivas de pessoas idosas através do Telefonema Acolhedor

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dc.contributor.author ANDRADE, Marisol Dantas
dc.date.accessioned 2023-06-22T14:55:09Z
dc.date.available 2023-06-22T14:55:09Z
dc.date.issued 2023-06-22
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3370
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria Rosângela de Souza Examinadora externa: Prof. Dr. Antonio Cristian Saraiva Paiva (UFC) Examinadora interna: Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior Suplente: Profa. Dra. Francisca Veronica Cavalcante pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Este estudo foi desenvolvido com o intuito de demonstrar os desafios do envelhecer durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a partir da escuta de idosos participantes da Ação Emergencial Telefonema Acolhedor, uma das intervenções do Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas - PTIA na Comunidade, da Universidade Federal do Piauí. O problema que norteia a presente pesquisa, questiona como a escuta pelo Telefonema Acolhedor pode ser instrumento de acolhimento e cuidado aos idosos durante a pandemia da Covid-19, em Teresina – PI? Tem por objetivo geral: Compreender como o Telefonema Acolhedor promove o acolhimento das necessidades físicas e emocionais dos idosos que são atendidos pela Ação, durante o período pandêmico. E por objetivos específicos: relacionar as diversas vertentes do envelhecer durante a pandemia e suas implicações na sociedade contemporânea; demonstrar como o uso de mídias sociais pode interferir no isolamento social imposto pela pandemia; correlacionar a escuta como mecanismo de cuidado, através da narrativa dos idosos e enfatizar os maiores desafios enfrentados pelos idosos, no ambiente familiar, no período de pandemia. A discussão teórica foi fundamentada em BEAUVOIR(1970),BOBBIO(1997), DEBERT(1999), FRAIMAN(2016), GOLDEMBERG(2013), LISPECTOR(1998), MINAYO(2002), MORIN(2020), SANTOS(2019), SANTOS(2009;2020), SCHIRRMACHER(2005). THOMPSON(1992). Para que os objetivos propostos fossem atendidos, na metodologia, fez-se o uso de narrativas/ história oral como instrumento de pesquisa e como fonte documental, com informações coletadas semanalmente por meio de chamadas telefônicas, vídeo chamadas, mensagens de texto, de áudios e diálogos, que permearam sobre diversos temas inerentes à realidade de cada um dos sete idosos acompanhados por mim, enquanto voluntária do Telefonema Acolhedor, durante, aproximadamente, cinquenta e duas semanas. Nessa relação dialógica com as pessoas idosas pude compartilhar de suas experiências, anseios, desejos, medos, necessidades físicas, emocionais e a percepção dos idosos sobre a representação das suas velhices. Observo que a ferramenta de escuta e o uso de mídias sociais vem contribuindo de modo significativo para minimizar o impacto do distanciamento social e dos desafios físicos, psíquicos e econômicos que acompanham o processo de envelhecimento neste período de pandemia atual. ABSTRACT This study was developed with the aim of demonstrating the challenges of aging during the confrontation of the Covid-19 pandemic, based on the listening of elderly people participating in the Ação Emergencial Telefonema Acolhedor (Welcoming Phone Call Emergency Action), one of the interventions of the Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas (University Extension Program for Elderly People) - PTIA in the Community, from the Federal University of Piauí. The problem that guides this research, questions how listening to the Welcoming Phone Call can be an instrument of reception and care for the elderly during the Covid-19 pandemic, in Teresina – PI. Its general objective is: To understand how the Welcoming Phone Call promotes the reception of the physical and emotional needs of the elderly who are attended by the Action, during the pandemic period. And for specific objectives: to relate the different aspects of the elderly during the pandemic and its implications for contemporary society; to demonstrate how the use of social media can interfere with the social isolation imposed by the pandemic; to correlate listening as a care mechanism, through the narrative of the elderly and to emphasize the greatest challenges faced by the elderly, in the family environment, during the pandemic period. The theoretical discussion was based on BEAUVOIR (1970), BOBBIO (1997), DEBERT (1999), FRAIMAN (2016), GOLDEMBERG (2013), LISPECTOR (1998), MINAYO (2002), MORIN (2020), SANTOS (2019), SANTOS (2009;2020), SCHIRRMACHER (2005) and THOMPSON(1992). In order for the proposed objectives to be met, in the methodology, narratives/oral history were used as a research instrument and as documentary source, with information collected weekly through telephone calls, video calls, text messages, audios and dialogues, which permeated on different topics inherent to the reality of each of the seven elderly people I accompanied, as a volunteer at the Welcoming Phone Call, for approximately fifty-two weeks. In this dialogic relationship with the elderly, I was able to share their experiences, wishes, desires, fears, physical and emotional needs and the elderly's perception of the representation of their old age. I note that the listening tool and the use of social media have contributed significantly to minimizing the impact of social distancing and the physical, psychological and economic challenges that accompany the aging process in this current pandemic period. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Velhice - Pandemia pt_BR
dc.subject Velhice - Escuta pt_BR
dc.subject Telefonema acolhedor pt_BR
dc.subject Old Age - Pandemic pt_BR
dc.subject Old Age - Listening pt_BR
dc.subject Welcoming phone call pt_BR
dc.title VELHICES NA PANDEMIA: a escuta sensível de vozes e perspectivas de pessoas idosas através do Telefonema Acolhedor pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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