Abstract:
RESUMO
Este estudo foi desenvolvido com o intuito de demonstrar os desafios do envelhecer durante o
enfrentamento da pandemia da Covid-19, a partir da escuta de idosos participantes da Ação
Emergencial Telefonema Acolhedor, uma das intervenções do Programa de Extensão
Universitária para Pessoas Idosas - PTIA na Comunidade, da Universidade Federal do Piauí.
O problema que norteia a presente pesquisa, questiona como a escuta pelo Telefonema
Acolhedor pode ser instrumento de acolhimento e cuidado aos idosos durante a pandemia da
Covid-19, em Teresina – PI? Tem por objetivo geral: Compreender como o Telefonema
Acolhedor promove o acolhimento das necessidades físicas e emocionais dos idosos que são
atendidos pela Ação, durante o período pandêmico. E por objetivos específicos: relacionar as
diversas vertentes do envelhecer durante a pandemia e suas implicações na sociedade
contemporânea; demonstrar como o uso de mídias sociais pode interferir no isolamento social
imposto pela pandemia; correlacionar a escuta como mecanismo de cuidado, através da
narrativa dos idosos e enfatizar os maiores desafios enfrentados pelos idosos, no ambiente
familiar, no período de pandemia. A discussão teórica foi fundamentada em
BEAUVOIR(1970),BOBBIO(1997), DEBERT(1999), FRAIMAN(2016),
GOLDEMBERG(2013), LISPECTOR(1998), MINAYO(2002), MORIN(2020),
SANTOS(2019), SANTOS(2009;2020), SCHIRRMACHER(2005). THOMPSON(1992).
Para que os objetivos propostos fossem atendidos, na metodologia, fez-se o uso de narrativas/
história oral como instrumento de pesquisa e como fonte documental, com informações
coletadas semanalmente por meio de chamadas telefônicas, vídeo chamadas, mensagens de
texto, de áudios e diálogos, que permearam sobre diversos temas inerentes à realidade de cada
um dos sete idosos acompanhados por mim, enquanto voluntária do Telefonema Acolhedor,
durante, aproximadamente, cinquenta e duas semanas. Nessa relação dialógica com as pessoas
idosas pude compartilhar de suas experiências, anseios, desejos, medos, necessidades físicas,
emocionais e a percepção dos idosos sobre a representação das suas velhices. Observo que a
ferramenta de escuta e o uso de mídias sociais vem contribuindo de modo significativo para
minimizar o impacto do distanciamento social e dos desafios físicos, psíquicos e econômicos
que acompanham o processo de envelhecimento neste período de pandemia atual.
ABSTRACT
This study was developed with the aim of demonstrating the challenges of aging during the
confrontation of the Covid-19 pandemic, based on the listening of elderly people participating
in the Ação Emergencial Telefonema Acolhedor (Welcoming Phone Call Emergency Action),
one of the interventions of the Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas
(University Extension Program for Elderly People) - PTIA in the Community, from the
Federal University of Piauí. The problem that guides this research, questions how listening to
the Welcoming Phone Call can be an instrument of reception and care for the elderly during
the Covid-19 pandemic, in Teresina – PI. Its general objective is: To understand how the
Welcoming Phone Call promotes the reception of the physical and emotional needs of the
elderly who are attended by the Action, during the pandemic period. And for specific
objectives: to relate the different aspects of the elderly during the pandemic and its
implications for contemporary society; to demonstrate how the use of social media can
interfere with the social isolation imposed by the pandemic; to correlate listening as a care
mechanism, through the narrative of the elderly and to emphasize the greatest challenges
faced by the elderly, in the family environment, during the pandemic period. The theoretical
discussion was based on BEAUVOIR (1970), BOBBIO (1997), DEBERT (1999), FRAIMAN
(2016), GOLDEMBERG (2013), LISPECTOR (1998), MINAYO (2002), MORIN (2020),
SANTOS (2019), SANTOS (2009;2020), SCHIRRMACHER (2005) and
THOMPSON(1992). In order for the proposed objectives to be met, in the methodology,
narratives/oral history were used as a research instrument and as documentary source, with
information collected weekly through telephone calls, video calls, text messages, audios and
dialogues, which permeated on different topics inherent to the reality of each of the seven
elderly people I accompanied, as a volunteer at the Welcoming Phone Call, for approximately
fifty-two weeks. In this dialogic relationship with the elderly, I was able to share their
experiences, wishes, desires, fears, physical and emotional needs and the elderly's perception
of the representation of their old age. I note that the listening tool and the use of social media
have contributed significantly to minimizing the impact of social distancing and the physical,
psychological and economic challenges that accompany the aging process in this current
pandemic period.