Abstract:
RESUMO Esta pesquisa estuda o mercado religioso no Encontro de Jovens com Cristo (EJC) da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PNSPS). A leitura feita pela investigação procura ressaltar as construções da autonomia dos jovens católicos deste grupo, em específico, fazendo diálogo com as tradições religiosas. A fundamentação teórica parte da conceituação de espiritualidade, religiosidade e religião. Este último conceito é interpretado a partir do diálogo com autores que compreendem as relações entre a modernidade e a construção de uma religião de salvação (BOURDIEU, 2007; DURKHEIM, 2013). Além disso, a globalização figura como elemento fundamental para o questionamento crítico das religiões, bem como a busca por autonomia da escolha religiosa (GIDDENS, 1997). O objetivo desta investigação é compreender como o EJC, situado em um mercado de bens de salvação, dá autonomia à vivência da religiosidade diante de uma concorrência religiosa entre vertentes do Catolicismo. Para tanto, fez uma investigação em três eixos. O primeiro eixo, autoetnográfico, refletiu sobre as construções de sentidos do investigador, como membro do grupo estudado, que influenciou nos questionamentos feitos no eixo seguinte. O segundo eixo, grupo focal, reuniu três jovens membros do EJC em que se debateu sobre os conceitos de mercado religioso e inovação. Com isso, os interlocutores expuseram seus pontos de vista com relação às suas sociabilidades. O terceiro eixo, observacional, consistiu na imersão no campo do EJC através da via-sacra realizada pelo grupo e da anotação do diário de campo que permitiu compreender as teias de significados e relações produzidos pelo movimento religioso. Os dados construídos favoreceram à compreensão de que os jovens do EJC provocam flexibilizações nas regras católicas, bem como constroem um mercado consumidor favorável às socialidades tribais (MAFFESOLI, 1998) em que as panelinhas – pequenos grupos que incluem pessoas de mesma identidade e mesmos interesses e se distancia de pessoas não ligadas afetivamente – são formas de agregação adaptadas à organização oficial do EJC. Ou seja, as panelinhas não são ocasionais, mas inclinações construídas pelo próprio grupo a partir da hierarquia de funções e atividades do EJC.
ABSTRACT This research studies the religious market in the Encontro de Jovens com Cristo (EJC) in the parish Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PNSPS). The reading made by the investigation seeks to highlight the constructions of the autonomy of the young Catholics of this group, in specific, making dialogue with the religious traditions. The theoretical foundation starts from the conceptualization of spirituality, religiosity and religion. This last concept is interpreted from the dialogue with authors who understand the relationship between modernity and the construction of a religion of salvation (BOURDIEU, 2007; DURKHEIM, 2013). Besides that, globalization appears as a fundamental element for the critical questioning of religions, as well as the search for autonomy in the religious choice (GIDDENS, 1997). The objective of this investigation is to understand how the EJC, situated in a market of salvation assets, gives autonomy to the experience of religiosity in the face of religious competition between strands of Catholicism. Therefore, it carried out an investigation in three axes. The first axis, autoethnographic, reflected on the researcher's constructions of meanings, as a member of the studied group, which influenced the questions made in the following axis. The second axis, focus group, brought together three young members of the EJC in which they debated the concepts of religious market and innovation. With this, the interlocutors exposed their points of view regarding their sociability. The third axis, observational, consisted of immersion in the field of the EJC through the cross performed by the group and the annotation of the field diary that allowed us to understand the webs of meanings and relationships produced by the religious movement. The constructed data favored the understanding that the young people of the EJC provoke flexibility in the Catholic rules, as well as build a consumer market favorable to tribal socialities (MAFFESOLI, 1998) in which the panelinhas – small groups that include people of the same identity – are forms of aggregation adapted to the official EJC organization. That is, the panelinhas are not ocasional, but inclinations constructed by the group itself from the hierarchy of functions and activities of EJC.