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OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DE TERESINA: história e memória (1930-1961)

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dc.contributor.author OLIVEIRA, Vilma da Silva Mesquita
dc.date.accessioned 2023-06-19T20:04:05Z
dc.date.available 2023-06-19T20:04:05Z
dc.date.issued 2023-06-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3361
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria do Amparo Borges Ferro Examinador interno: Prof. Dr. Francis Musa Boakari Examinador interno: Profa. Dra. Marlúcia Menezes de Paiva (UFRN) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Este é um estudo sobre a história dos jogos e brincadeiras na educação primária de Teresina, tendo como base a memória de professores e alunos que vivenciaram esta escolarização nos anos de 1930 a 1961. Delineamos como objetivo geral: Investigar sobre os jogos e brincadeiras na educação primária de Teresina nas décadas de 1930 a 1961, nos aspectos de sua história e memória, e como objetivos específicos: 1) Identificar os jogos e brincadeiras piauienses nas décadas refrentes ao estudo; 2) Analisar através da memória de alunos e professores se os jogos e brincadeiras estavam incluídos na educação primária em Teresina; 3) Verificar se os ideais da Escola Nova, no que concerne aos jogos e brincadeiras, fizeram parte da educação primária de Teresina nos anos 1930 a 1961. O problema que aqui nos interessa é o seguinte: Como os jogos e as brincadeiras estão presentes nas memórias de professores e alunos na educação primária de Teresina nas décadas de 1930 a 1961? O aporte teórico da pesquisa está baseado em pesquisadores da Nova História Cultural: Burke (1992, 2008); Le Goff (2001), em Memória com: Félix (1998); Halbwachs (1990), Souza (2000), História Oral com: Freitas (2006); Szymanski (2010), Jogos e brincadeiras em: Ariès (1981); Benjamin (1987, 2002); Brougère (1995, 2004), Kishimoto (1997, 2007), e na Escola Nova com: Azevedo (2010), Nagle (1976), entre outros. Considerando a natureza histórica do trabalho, o aporte metodológico está baseado na História Oral, que se fundamenta em estudos da Nova História Cultural, e que utiliza a técnica da entrevista. A entrevista de caráter temático foi o instrumento utilizado para a coleta dos dados. As fontes utilizadas para a pesquisa foram: jornais, ilustrações e documentos oficiais disponíveis no Arquivo Público de Teresina. As análises foram realizadas a partir da triangulação das fontes com o intuito de produzir os dados do estudo. Os resultados apontam que reformas educacionais foram realizadas incluindo alterações curriculares que incluíam os jogos na educação primária. Contudo, os relatos dos interlocutores apontam que essas atividades educativas não foram contempladas no período de sua escolarização primária. ABSTRACT This study shows the history of games and play used on primary education classes in Teresina, based on the memory of teachers and students who have experienced those activities during the 1930s to 1961. The general goal of this study was to investigate the games and play activities at primary education classes in Teresina during the decades from 1930 to 1961 considering the aspects of its history and memory. The specific objectives were to identify the games and play that people from Piauí used to practice during the decades presented in this study, to analyze through the students and teacher´s memories if games and play were included at primary education classes in Teresina and to verify that the ideals of the New School Movement, in relation to sports and games were part of primary education in Teresina during the years 1930-1961. The problem that we are concerned about is: How games and play are present in the memories of teachers and students who have experienced such activities during the decades from 1930 to 1961? The theoretical contribution presented on this study is based on researchers from New Cultural History: Burke (1992, 2008), Le Goff (2001), related to Memory: Felix (1998), Halbwachs (1990), Souza (2000), Oral History: Freitas (2006), Szymanski (2010), Games and play: Aries (1981), Benjamin (1987, 2002); Brougère (1995, 2004), Kishimoto (1997, 2007), and New School: Azevedo (2010 ), Nagle (1976), among others authors. Considering the historical nature of this Research, the methodological approach is based on oral history, which is based on studies of the New Cultural History and uses the interview techniques. The interview had thematic issues and it was used as an instrument for data collection. The sources used for this research were: newspapers, official documents and graphics available in the Public Archives of Teresina. The analyzes were performed from the sources triangulation in order to produce the data of the study. The results indicate that educational reforms have been undertaken including curricular changes that contemplated games on primary education; however the accounts of these contacts indicate that educational activities were not included during their primary education period. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação primária - Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Educação primária pt_BR
dc.subject História - Teresina pt_BR
dc.subject Memória - Teresina pt_BR
dc.subject Games and play pt_BR
dc.subject Primary education pt_BR
dc.subject History - Teresina pt_BR
dc.subject Memory - Teresina pt_BR
dc.title OS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA DE TERESINA: história e memória (1930-1961) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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