Abstract:
RESUMO
O transporte público é um recurso que permite aos cidadãos ter acesso à cidade, daí a importância em melhorar o sistema de mobilidade urbana. O foco do planejamento do sistema de transporte público de passageiros é permitir oportunidades para um desenvolvimento sustentável. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo principal analisar o Sistema Integrado de Transportes - Inthegra para a mobilidade urbana dos seus usuários na cidade de Teresina, considerando aspectos da sustentabilidade na prestação do serviço. Como métodos e técnicas de pesquisa, foram realizados estudos bibliográfico, documental e aplicação de questionários semiestruturados no intuito de complementar os resultados obtidos com a análise documental. Procurou-se identificar o grau de satisfação dos usuários com o serviço ofertado através da análise fatorial exploratória, pelo método de rotação Varimax e a validade da análise deu-se através do critério KMO (Kaiser-Meyer-Olkin), utilizando o programa SPSS base 18.0. Foram identificadas fragilidades quanto aos contratos, remuneração das operadoras, de transparência e dentre outros. E o impacto gerado na insatisfação dos usuários sobre a qualidade do Inthegra é perceptível pelas as avaliações. Por fim, com base na apresentação das diretrizes para um transporte de qualidade de referência nacional e internacional, apresentaram-se propostas para a melhoria da qualidade do Transporte Público de Teresina de acordo com sua realidade local com características políticas, sociais e econômicas.
ABSTRACT
Public transport is a resource that allows citizens to access the city, hence the importance of improving the urban mobility system. The focus of public passenger transport system planning is to enable opportunities for sustainable development. Thus, this dissertation has as main objective to analyze the Integrated Transport System - Inthegra for the urban mobility of its users in the city of Teresina, considering aspects of sustainability in the provision of the service. As research methods and techniques, bibliographic, documentary studies and application of semi-structured questionnaires were carried out in order to complement the results obtained with the document analysis. We sought to identify the degree of user satisfaction with the service offered through exploratory factor analysis, using the Varimax rotation method, and the validity of the analysis was performed using the KMO criterion (Kaiser-Meyer-Olkin), using the SPSS base program 18.0 Weaknesses were identified in terms of contracts, operators' remuneration, transparency and among others. And the impact generated in the users' dissatisfaction with the quality of Inthegra is noticeable by the evaluations. Finally, based on the presentation of guidelines for a quality transport of national and international reference, proposals were presented to improve the quality of Public Transport in Teresina according to its local reality with political, social and economic characteristics.