Abstract:
RESUMO: Nesta pesquisa, buscou-se desenvolver um estudo sobre o momento de recepção de ideias, bem como da produção de materiais ligados à Historiografia Linguística (HL), considerando o período que vai desde a implementação do primeiro grupo de pesquisa em HL no Brasil, 1993, até o ano de 2020. O trabalho objetiva oferecer um panorama sobre o ‘estado da arte’ da disciplina, isto é, apresentar o que já se conhece sobre a HL a partir de pesquisas realizadas e de materiais produzidos. Para tanto, fez-se uma discussão sobre os fundamentos teórico-metodológicos que embasam a pesquisa, bem como foram feitas considerações acerca da epistemologia da ciência e das categorias de análise como tradição de pesquisa (SWIGGERS, 2010; LAUDAN, 2011 [1978]; ALONSO, 2012), continuidade e descontinuidade (KOERNER, 1989; 2014 [1995]), tipo de retórica (MURRAY, 1994; BATISTA, 2015; 2019) e influência (KOERNER, 2014 [1987]; CAVALIERE, 2020), que auxiliaram na organização e interpretação dos dados da pesquisa. O levantamento contemplou pontos relevantes da produção historiográfica brasileira de modo que se pode chegar a algumas considerações. A narrativa construída favoreceu que se reconheça a HL como uma disciplina autêntica, autônoma e reconhecida pelas instituições e pelos pesquisadores brasileiros. Além disso, pode-se constatar já ser possível identificar uma tradição de pesquisa em HL brasileira. Com relação aos grupos de especialidade que se formaram no Brasil, as pesquisas demonstraram que eles não se configuraram por suas oposições, apesar de o curso de cada um deles ter sido marcado por características próprias dos líderes e das instituições onde se instalaram. A retórica adotada pelos pesquisadores e pelos grupos não se marcou como retóricas de rupturas entre os grupos ou com autores precursores da área, entretanto, algumas descontinuidades foram observadas quanto a um ou outro historiógrafo, principalmente, relacionadas aos quadros de trabalho. As influências puderam ser observadas entre pesquisadores e grupos de pesquisa. O mapeamento também destacou a presença da HL nas cinco regiões brasileiras, mas com diferenças numéricas significativas entre elas. Por fim, a pesquisa demonstrou que, embora o alvo maior de divulgação e de circulação da HL tenha sido nos programas de pós-graduação, a HL está ocupando, dada sua relevância, com o passar dos anos, mais espaço nas graduações das instituições de ensino superior.
ABSTRACT: This research aimed at developing a study on both the moment of reception of ideas and the production of materials concerned with Linguistic Historiography (LH), considering the period ranging from the implementation of the first LH research group in Brazil, 1993, to the year 2020. This investigation proposes to offer an overview of the ‘state of the art’ of the discipline, that is, to present what is already known about LH based on previous research and materials produced. For this purpose, the study addressed discussions on the theoretical-methodological framework that supports the research and reflected on the epistemology of science and the categories of analysis such as research tradition (SWIGGERS, 2010; LAUDAN, 2011 [1978]; ALONSO, 2012), continuity and discontinuity (KOERNER, 1989; 2014 [1995]), model of rhetoric (MURRAY, 1994; BATISTA, 2015; 2019), and influence (KOERNER, 2014 [1987]; CAVALIERE, 2020), which contributed to the organization and interpretation of research data. The survey comprised relevant points of Brazilian historiographic production that permitted drawing some considerations. The constructed narrative favored the recognition of LH as an authentic and autonomous discipline that is recognized by Brazilian institutions and researchers. Moreover, this reveals that it is already possible to identify a research tradition in Brazilian Linguistic Historiography. Regarding the specialty groups that were formed in Brazil, the studies revealed that they were not organized according to their divergences, although such groupings were marked by specific characteristics of their leaders and institutions where they operated. The rhetoric adopted by the researchers and groups was not marked as a rhetoric of rupture between groups or with precursors in the area. However, some discontinuities, mainly related to operational frameworks, were observed regarding one or other historiographer. The influences could be observed between researchers and research groups. The mapping process also highlighted the presence of LH in the five regions of Brazil, but with significant numerical differences between them. Finally, this research revealed that LH has been occupying, due to its relevance, over the years, more space in undergraduate programs in higher education institutions, although the graduate programs have been the main target of dissemination and circulation of LH.