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ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: compreensão a luz de Pierre Lévy

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dc.contributor.author COSTA, Antonio Werbert Silva da
dc.date.accessioned 2023-06-01T13:58:35Z
dc.date.available 2023-06-01T13:58:35Z
dc.date.issued 2023-06-01
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3337
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges Examinador externo: Prof. Dr. Antonio Germane Alves Pinto - URCA Examinadora interna: Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santo Suplente: Profa. Dra. Francisca Tereza de Galiza pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Considerações iniciais: O ensino remoto em enfermagem foi uma realidade vivenciada pelas instituições de ensino no mundo, a partir da emergência em saúde causada pela pandemia Covid-19. A rápida organização e implementação dessa modalidade de ensino levou os professores e estudantes de enfermagem a vivências na cibercultura, até antes, não experimentadas, cujas experiências não tiveram seus impactos dimensionados e requerem compreensão. Objetivo: Compreender as experiências docentes e discentes com o ensino remoto na graduação em Enfermagem, por meio da visão de cibercultura de Pierre Lévy. Método: Estudo analítico de abordagem qualitativa. O cenário foi um curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino pública, contando com a participação de cinco docentes e 20 discentes. A produção dos dados ocorreu no período de novembro de 2021 a janeiro de 2022, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em uma plataforma de videoconferências. Os dados foram processados separadamente para discentes e docentes, com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, por meio da Classificação Hierárquica Descendente, produzindo classes que possibilitaram uma análise e definição de categorias temáticas por meio de compreensão de sentidos, com o apoio da visão de Cibercultura de Pierre Lévy. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob parecer nº 5.017.821. Resultados: A Classificação Hierárquica Descendente distinguiu seis classes interpretativas tanto para o corpus dos discentes, como para o corpus dos docentes. Essas classes originaram três categorias temáticas para compreensão das experiências docentes e discentes. A compreensão docente perpassou: O planejamento para o ensino remoto em enfermagem; Tensões e conciliações diante da indissociabilidade do ciberespaço e o espaço doméstico no ensino de enfermagem; A construção de uma cibercultura no ensino de enfermagem. A compreensão discente perpassou: Ensino de enfermagem entre o virtual e o presencial; Os desafios da estrutura para o ensino remoto; Percepções sobre o ensino tradicional e remoto. As experiências se mostraram entrelaçadas e intercambiantes, estruturando o processo de ensino aprendizagem na dialética das tensões, conflitos e recomendações para continuidade. Considerações Finais: A organização do ensino remoto ocorreu de maneira rápida e insuficiente, desconsiderando as particularidades do momento e as individualidades dos alunos e professores. A compreensão fundamentada em Pierre Lévy deixa claro a necessidade da cibercultura no meio educacional, porém com a introdução das tecnologias adequadas e desenvolvimento de técnicas para manuseio. ABSTRACT: Initial considerations: Remote nursing education was a reality experienced by educational institutions in the world, based on the health emergency caused by the Covid-19 pandemic. The rapid organization and implementation of this teaching modality led nursing teachers and students to experiences in cyberculture, even before, not experienced, whose experiences have not had their impacts dimensioned and require understanding. Objective: To understand the experiences of teachers and students with remote teaching in nursing undergraduate studies, through Pierre Lévy vision of cyberculture. Method: Analytical study of qualitative approach. The scenario was a Bachelor's degree in Nursing from a public educational institution, with the participation of five professors and 20 students. Data production occurred from November 2021 to January 2022, through semi-structured interviews conducted on a video conferencing platform. The data were processed separately for students and teachers, with the aid of the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionals de Textes et de Questionnaires, through the Descending Hierarchical Classification, producing classes that allowed an analysis and definition of thematic categories through understanding of meanings, with the support of Pierre Lévy cyberculture vision. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí under opinion no. 5017821. Results: The Descending Hierarchical Classification distinguished six interpretative classes from the corpus of students and teachers. These classes originated three thematic categories for understanding the teaching and student experiences. Teacher comprehension went through: Planning for remote nursing education; Tensions and reconciliations in view of the indissociability of cyberspace and the domestic space in nursing education; The construction of a cyberculture in nursing education. Student comprehension went through: Nursing teaching between the virtual and the face-to-face; The challenges of the structure for remote education; Perceptions about traditional and remote teaching. The experiences were intertwined and interchanging, structuring the teaching process learning in the dialectics of tensions, conflicts and recommendations for continuity. Final Considerations: The organization of remote education occurred quickly and insufficiently, disregarding the particularities of the moment and the individualities of the students and teachers. Pierre Lévy understanding makes clear the need for cyberculture in the educational environment, but with the introduction of appropriate technologies and development of techniques for handling. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de enfermagem pt_BR
dc.subject Pandemia Covid-19 pt_BR
dc.subject Ensino online pt_BR
dc.subject Teleducação interativa pt_BR
dc.subject Formação profissional em saúde pt_BR
dc.subject Nursing education pt_BR
dc.subject Covid-19 pandemic pt_BR
dc.subject Online education pt_BR
dc.subject Interactive teleeducation pt_BR
dc.subject Health human resource training pt_BR
dc.title ENSINO REMOTO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: compreensão a luz de Pierre Lévy pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

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