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RESUMO: Considerações iniciais: O ensino remoto em enfermagem foi uma realidade
vivenciada pelas instituições de ensino no mundo, a partir da emergência em saúde
causada pela pandemia Covid-19. A rápida organização e implementação dessa
modalidade de ensino levou os professores e estudantes de enfermagem a
vivências na cibercultura, até antes, não experimentadas, cujas experiências não
tiveram seus impactos dimensionados e requerem compreensão. Objetivo:
Compreender as experiências docentes e discentes com o ensino remoto na
graduação em Enfermagem, por meio da visão de cibercultura de Pierre Lévy.
Método: Estudo analítico de abordagem qualitativa. O cenário foi um curso de
Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino pública, contando com a
participação de cinco docentes e 20 discentes. A produção dos dados ocorreu no
período de novembro de 2021 a janeiro de 2022, por meio de entrevistas
semiestruturadas realizadas em uma plataforma de videoconferências. Os dados
foram processados separadamente para discentes e docentes, com auxílio do
software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de
Questionnaires, por meio da Classificação Hierárquica Descendente, produzindo
classes que possibilitaram uma análise e definição de categorias temáticas por meio
de compreensão de sentidos, com o apoio da visão de Cibercultura de Pierre Lévy.
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal
do Piauí sob parecer nº 5.017.821. Resultados: A Classificação Hierárquica
Descendente distinguiu seis classes interpretativas tanto para o corpus dos
discentes, como para o corpus dos docentes. Essas classes originaram três
categorias temáticas para compreensão das experiências docentes e discentes. A
compreensão docente perpassou: O planejamento para o ensino remoto em
enfermagem; Tensões e conciliações diante da indissociabilidade do ciberespaço e
o espaço doméstico no ensino de enfermagem; A construção de uma cibercultura no
ensino de enfermagem. A compreensão discente perpassou: Ensino de enfermagem
entre o virtual e o presencial; Os desafios da estrutura para o ensino remoto;
Percepções sobre o ensino tradicional e remoto. As experiências se mostraram
entrelaçadas e intercambiantes, estruturando o processo de ensino aprendizagem
na dialética das tensões, conflitos e recomendações para continuidade.
Considerações Finais: A organização do ensino remoto ocorreu de maneira rápida
e insuficiente, desconsiderando as particularidades do momento e as
individualidades dos alunos e professores. A compreensão fundamentada em Pierre
Lévy deixa claro a necessidade da cibercultura no meio educacional, porém com a
introdução das tecnologias adequadas e desenvolvimento de técnicas para
manuseio.
ABSTRACT: Initial considerations: Remote nursing education was a reality experienced by
educational institutions in the world, based on the health emergency caused by the
Covid-19 pandemic. The rapid organization and implementation of this teaching
modality led nursing teachers and students to experiences in cyberculture, even
before, not experienced, whose experiences have not had their impacts dimensioned
and require understanding. Objective: To understand the experiences of teachers
and students with remote teaching in nursing undergraduate studies, through Pierre
Lévy vision of cyberculture. Method: Analytical study of qualitative approach. The
scenario was a Bachelor's degree in Nursing from a public educational institution,
with the participation of five professors and 20 students. Data production occurred
from November 2021 to January 2022, through semi-structured interviews conducted
on a video conferencing platform. The data were processed separately for students
and teachers, with the aid of the software Interface de R pour les Analyses
Multidimensionals de Textes et de Questionnaires, through the Descending
Hierarchical Classification, producing classes that allowed an analysis and definition
of thematic categories through understanding of meanings, with the support of Pierre
Lévy cyberculture vision. The research was approved by the Research Ethics
Committee of the Federal University of Piauí under opinion no. 5017821. Results:
The Descending Hierarchical Classification distinguished six interpretative classes
from the corpus of students and teachers. These classes originated three thematic
categories for understanding the teaching and student experiences. Teacher
comprehension went through: Planning for remote nursing education; Tensions and
reconciliations in view of the indissociability of cyberspace and the domestic space in
nursing education; The construction of a cyberculture in nursing education. Student
comprehension went through: Nursing teaching between the virtual and the face-to-face; The challenges of the structure for remote education; Perceptions about
traditional and remote teaching. The experiences were intertwined and interchanging,
structuring the teaching process learning in the dialectics of tensions, conflicts and
recommendations for continuity. Final Considerations: The organization of remote
education occurred quickly and insufficiently, disregarding the particularities of the
moment and the individualities of the students and teachers. Pierre Lévy
understanding makes clear the need for cyberculture in the educational environment,
but with the introduction of appropriate technologies and development of techniques
for handling. |
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