Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: uma perspectiva de (res) significação da prática docente

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LOPES, Luarilene Cardoso da Silva
dc.date.accessioned 2023-05-29T14:32:45Z
dc.date.available 2023-05-29T14:32:45Z
dc.date.issued 2023-05-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3326
dc.description Orientador: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes Examinador: Profa. Dra. Antônia Edna Brito Examinador: Profa. Dra. Maria Vilani Cosme de Carvalho Examinador externo: Profa. Dra. Franc-Lane Sousa Carvalhovdo Nascimento - UEMA Examinador externo: Profa. Dra. Nilma Margarida Castro Crusoé - UESB Examinador externo: Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima - UFMA pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo tem como tema “Formação continuada de professores: uma perspectiva para (res)significação da prática docente”, fazendo um recorte a partir dos anos de 1990 até os dias atuais considerando que este é o período em que as interlocutoras da pesquisa se encontram em processo de formação. Dentro desse contexto apresentamos o problema de investigação: Como a formação continuada contribui no processo de (res)significação da prática docente? Partimos do pressuposto de que a formação continuada potencializa, sistematiza e ressignifica o fazer docente, favorecendo novas formas de pensar e agir na e sobre a prática. Defendemos a tese de que a formação continuada permite ao professor construir e reconstruir conhecimentos, se constituindo lugar de aprendizagem, que se manifestarão na prática docente. Assim, anunciamos o objetivo geral que é compreender a formação continuada no processo de (res)significação da prática docente, e assim buscamos: identificar as implicações da formação na prática docente; descrever os desafios vividos no processo de formação continuada no contexto da prática docente; analisar a realidade da formação continuada desenvolvida hoje no município de Caxias, Maranhão, a partir do olhar das professoras. A presente tese se desenvolveu mediante a abordagem qualitativa, que nos permite um estudo amplo do objeto pesquisado considerando o contexto no qual está inserido. Para tanto, recorremos a Etnometodologia como teoria social para a compreensão sociológica do objeto de estudo, pois nos possibilita uma visão ampliada dos campos empírico e científico. Utilizamos como dispositivos de coleta de dados: o memorial de formação, a observação participante e o diário de campo, através do qual podemos sistematizar as categorias de análise e interpretação. A análise dos dados foi realizada a partir dos conceitos-chave da Etnometodologia, que são: afiliação, membro, práticas e/ou realização, relatabilidade (accountability), que contribuíram para a compreensão das ações dos sujeitos dentro do contexto pesquisado. (COULON, 1995) O campo empírico da pesquisa é composto por três professoras que também trabalham como técnicas da SEMECT da Rede Municipal de Ensino da cidade de Caxias, no estado do Maranhão. Como aportes teóricos e metodológicos utilizamos os autores: Pimenta (2012), Gatti (2008), Imbernón (2009), Nóvoa (2009), Josso (2004), Freire (2011), Candau (2003), a LDB 9394/96, Ball (2013) e Libâneo (2012), dentre outros, para buscamos o entendimento da formação continuada e as políticas públicas de formação. Na análise dos dados fizemos uso dos conceitos de: membro, práticas e/ou realização, reflexividade e relatabilidade (accountability) (COULON, 1995), que nos permitiu realizar uma análise sociológica do objeto de estudo. Os resultados da pesquisa sinalizam que a formação contribui para a reflexão na e sobre a prática, mantendo um diálogo permanente com as situações reais da prática, o que proporciona o conhecimento sobre a necessidade da Rede de Ensino assumir uma formação que tenha como ponto de partida a realidade educacional do munícipio. Mostra ainda que a formação contribui para desenvolver a unidade teoria-prática no fazer docente. ABSTRACT: The theme of this study is the "Continuing Education of Teachers: A Perspective for the (Re)signification of Teaching Practice." The study focuses on the period from the 1990s to the present day, as this is the period during which the research participants are undergoing training. The research problem is formulated as follows: How does continuing education contribute to the process of (re)signifying teaching practice? The assumption is made that continuing education enhances, systematizes, and re-signifies teaching, favoring new ways of thinking and acting within and beyond the classroom. The thesis defended in this study is that continuing education enables teachers to build and reconstruct knowledge, creating a space for learning that is reflected in their teaching practice. The overall objective of this study is to understand how continuing education contributes to the (re)signification of teaching practice. The specific aims are to identify the implications of training on teaching practice, describe the challenges experienced in the continuing education process within the context of teaching practice, and analyze the current state of continuing education in the city of Caxias, Maranhão, from the teachers' perspective. This study was conducted using a qualitative approach that allows for a comprehensive examination of the research object within its context. Ethnomethodology was used as a social theory for the sociological understanding of the research object. It provided a broad view of the empirical and scientific fields. Data collection techniques included a training memoir, participant observation, and a field journal. These tools were used to systematize the analysis and interpretation categories. The data were analyzed using key concepts of Ethnomethodology, including affiliation, membership, practices and/or performance, and accountability. These concepts were instrumental in understanding the actions of the research subjects within the context of the study.The study draws on several authors, including Pimenta (2012), Gatti (2008), Imbernón (2009), Nóvoa (2009), Josso (2004), Freire (2011), Candau (2003), LDB 9394/96, Ball (2013), and Libâneo (2012), to understand continuing education and public training policies. In the data analysis, the concepts of member, practices and/or realization, reflexivity, and relatability (accountability) were used to perform a sociological analysis of the research object. The results of the research suggest that continuing education contributes to reflection on and within teaching practice. It maintains a continuous dialogue with the real situations encountered in the classroom, providing knowledge that informs the practice of teaching. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Educational policies pt_BR
dc.subject Ethnomethodology pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: uma perspectiva de (res) significação da prática docente pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account