Abstract:
RESUMO:
O presente estudo tem como tema “Formação continuada de professores: uma perspectiva para
(res)significação da prática docente”, fazendo um recorte a partir dos anos de 1990 até os dias
atuais considerando que este é o período em que as interlocutoras da pesquisa se encontram em
processo de formação. Dentro desse contexto apresentamos o problema de investigação: Como
a formação continuada contribui no processo de (res)significação da prática docente? Partimos
do pressuposto de que a formação continuada potencializa, sistematiza e ressignifica o fazer
docente, favorecendo novas formas de pensar e agir na e sobre a prática. Defendemos a tese de
que a formação continuada permite ao professor construir e reconstruir conhecimentos, se
constituindo lugar de aprendizagem, que se manifestarão na prática docente. Assim,
anunciamos o objetivo geral que é compreender a formação continuada no processo de
(res)significação da prática docente, e assim buscamos: identificar as implicações da formação
na prática docente; descrever os desafios vividos no processo de formação continuada no
contexto da prática docente; analisar a realidade da formação continuada desenvolvida hoje no
município de Caxias, Maranhão, a partir do olhar das professoras. A presente tese se
desenvolveu mediante a abordagem qualitativa, que nos permite um estudo amplo do objeto
pesquisado considerando o contexto no qual está inserido. Para tanto, recorremos a
Etnometodologia como teoria social para a compreensão sociológica do objeto de estudo, pois
nos possibilita uma visão ampliada dos campos empírico e científico. Utilizamos como
dispositivos de coleta de dados: o memorial de formação, a observação participante e o diário
de campo, através do qual podemos sistematizar as categorias de análise e interpretação. A
análise dos dados foi realizada a partir dos conceitos-chave da Etnometodologia, que são:
afiliação, membro, práticas e/ou realização, relatabilidade (accountability), que contribuíram
para a compreensão das ações dos sujeitos dentro do contexto pesquisado. (COULON, 1995)
O campo empírico da pesquisa é composto por três professoras que também trabalham como
técnicas da SEMECT da Rede Municipal de Ensino da cidade de Caxias, no estado do
Maranhão. Como aportes teóricos e metodológicos utilizamos os autores: Pimenta (2012), Gatti
(2008), Imbernón (2009), Nóvoa (2009), Josso (2004), Freire (2011), Candau (2003), a LDB
9394/96, Ball (2013) e Libâneo (2012), dentre outros, para buscamos o entendimento da
formação continuada e as políticas públicas de formação. Na análise dos dados fizemos uso dos
conceitos de: membro, práticas e/ou realização, reflexividade e relatabilidade (accountability)
(COULON, 1995), que nos permitiu realizar uma análise sociológica do objeto de estudo. Os
resultados da pesquisa sinalizam que a formação contribui para a reflexão na e sobre a prática,
mantendo um diálogo permanente com as situações reais da prática, o que proporciona o
conhecimento sobre a necessidade da Rede de Ensino assumir uma formação que tenha como
ponto de partida a realidade educacional do munícipio. Mostra ainda que a formação contribui
para desenvolver a unidade teoria-prática no fazer docente.
ABSTRACT:
The theme of this study is the "Continuing Education of Teachers: A Perspective for the
(Re)signification of Teaching Practice." The study focuses on the period from the 1990s to the
present day, as this is the period during which the research participants are undergoing training.
The research problem is formulated as follows: How does continuing education contribute to
the process of (re)signifying teaching practice? The assumption is made that continuing
education enhances, systematizes, and re-signifies teaching, favoring new ways of thinking and
acting within and beyond the classroom. The thesis defended in this study is that continuing
education enables teachers to build and reconstruct knowledge, creating a space for learning
that is reflected in their teaching practice. The overall objective of this study is to understand
how continuing education contributes to the (re)signification of teaching practice. The specific
aims are to identify the implications of training on teaching practice, describe the challenges
experienced in the continuing education process within the context of teaching practice, and
analyze the current state of continuing education in the city of Caxias, Maranhão, from the
teachers' perspective. This study was conducted using a qualitative approach that allows for a
comprehensive examination of the research object within its context. Ethnomethodology was
used as a social theory for the sociological understanding of the research object. It provided a
broad view of the empirical and scientific fields. Data collection techniques included a training
memoir, participant observation, and a field journal. These tools were used to systematize the
analysis and interpretation categories. The data were analyzed using key concepts of
Ethnomethodology, including affiliation, membership, practices and/or performance, and
accountability. These concepts were instrumental in understanding the actions of the research
subjects within the context of the study.The study draws on several authors, including Pimenta
(2012), Gatti (2008), Imbernón (2009), Nóvoa (2009), Josso (2004), Freire (2011), Candau
(2003), LDB 9394/96, Ball (2013), and Libâneo (2012), to understand continuing education
and public training policies. In the data analysis, the concepts of member, practices and/or
realization, reflexivity, and relatability (accountability) were used to perform a sociological
analysis of the research object. The results of the research suggest that continuing education
contributes to reflection on and within teaching practice. It maintains a continuous dialogue
with the real situations encountered in the classroom, providing knowledge that informs the
practice of teaching.