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RESUMO: O debate sobre as Políticas Públicas de apoio aos estudantes da graduação vem sendo marcada por conquistas, mas, também por reveses ao longo do tempo. Os dilemas ocasionados pela pandemia da COVID-19 fizeram com que a garantia do direito de permanecer na universidade se tornasse ainda mais desafiador. Dada a dimensão e a complexidade que a conjuntura impôs, esse estudo analisou as ações da política de Assistência Estudantil promovidas pela Universidade Estadual do Piauí no Campus de Floriano para auxiliar na permanência discente em época de COVID-19. A escolha pela temática decorreu da importância que as Políticas Públicas sociais possuem na trajetória dos estudantes em situação de vulnerabilidade, sendo ainda mais significante em um contexto de múltiplas dificuldades sociais. Para produzir esse trabalho utilizamos a abordagem de pesquisa mista quali-quantitativa, apoiada pelas pesquisas exploratória, descritiva e explicativa. Trata-se de um estudo de caso com as técnicas de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Como instrumentos de coleta de dados aplicamos um questionário a 84 alunos beneficiados do Campus de Floriano e uma entrevista semiestruturada direcionada à chefe do setor de Assistência Estudantil da UESPI. Os dados foram discutidos com apoio da análise de conteúdo e da estatística descritiva simples. Como principais resultados destacamos, que foram materializados nove editais de assistência aos estudantes a UESPI entre março de 2020 a março de 2022, assistindo um total de três mil novecentas e onze alunos entre os treze campi da instituição. Essas intervenções envolveram ações de conectividade e inclusão digital, moradia, alimentação e bolsa trabalho, entretanto, a partir da pesquisa documental, evidenciamos um número elevado de bolsas disponibilizadas nos editais que não foram efetivamente contempladas. O Campus de Floriano contemplou um total de 327 bolsas nos editais ofertados pela UESPI em todos os seus onze cursos, tendo os cursos de Enfermagem, Pedagogia, História e Administração o maior número de beneficiados. A gestão do setor de políticas estudantis apontou com satisfatória as intervenções realizadas pela universidade durante a pandemia. Em contrapartida, evidenciamos que, os beneficiados ouvidos apontaram que, apesar de considerarem as ações de Assistência Estudantil muito importante durante a trajetória no ensino remoto não estavam efetivamente com suas necessidades satisfeitas com os programas disponibilizados. Nesse sentido, os resultados encontrados sugerem que, essas intervenções foram marcadas por problemas de concepção, planejamento, operacionalização e de gestão. Existe o problema do viés financeiro, derivado da falta de autonomia, mas, há também dificuldades na execução do recurso existente. Dessa forma, analisamos que, a UESPI necessita repensar sua oferta estudantil, refletindo principalmente sobre questões relacionadas a operacionalização, diversificação e ampliação dos programas para melhor assistir os estudantes vulneráveis e assim melhor contribuir com permanência discente na Graduação. Trata-se de um estudo que intensifica a discussão sobre os desafios da permanência durante a COVID-19 e que ao investigar como se deu as ações de uma universidade pública contribui para revelar questões imprescindíveis, que quando consideradas podem auxiliar para melhorar a oferta e disponibilização da Assistência Estudantil e consequentemente colaborar para o sucesso na trajetória dos estudantes mais vulneráveis.
ABSTRACT: The debate about public policies to support undergraduate students has been marked by achievements, but also by setbacks over time. The dilemmas caused by the COVID-19 pandemic have made the guarantee of the right to remain in the university even more challenging. Given the dimension and complexity that the conjuncture imposed, this study analyzed the actions of the Student Assistance policy promoted by the State University of Piauí at the Floriano Campus to assist the permanence of students at the time of COVID-19. The choice of the theme arose from the importance that social public policies have in the trajectory of students in vulnerable situations, being even more significant in a context of multiple social difficulties. To produce this work, we used the mixed qualitative-quantitative research approach, supported by exploratory, descriptive and explanatory research. This is a case study with bibliographic, documental, and field research techniques. As instruments of data collection, we applied a questionnaire to 84 students who benefited from the Floriano Campus and a semi-structured interview to the head of the Student Assistance sector at UESPI. The data were discussed with the support of content analysis and simple descriptive statistics. As main results we highlight that nine edicts of assistance to students were materialized at UESPI between March 2020 and March 2022, assisting a total of three thousand nine hundred and eleven students among the thirteen campuses of the institution. These interventions involved actions related to connectivity and digital inclusion, housing, food, and work grants; however, based on documentary research, we found that a large number of grants made available in the public notices were not effectively contemplated. The Floriano campus received a total of 327 scholarships in the public notices offered by UESPI in all its eleven courses, with the courses of Nursing, Pedagogy, History and Administration having the highest number of beneficiaries. The management of the student policy sector considered the interventions made by the university during the pandemic to be satisfactory. On the other hand, it is evident that the beneficiaries heard pointed out that, despite considering the Student Assistance actions very important during their trajectory in remote education, their needs were not effectively satisfied by the programs made available. In this sense, the results found suggest that these interventions were marked by design, planning, operationalization, and management problems. There is the problem of financial bias, derived from the lack of autonomy, but there are also difficulties in the execution of the existing resources. Thus, we analyze that the UESPI needs to rethink its student supply, reflecting mainly on issues related to operationalization, diversification and expansion of programs to better assist vulnerable students and thus better contribute to student permanence in undergraduate studies. This is a study that intensifies the discussion about the challenges of permanence during COVID-19 and that, by investigating how the actions of a public university took place, it contributes to reveal essential issues that, when considered, may help improve the offer and availability of Student Assistance and, consequently, collaborate to the success of the most vulnerable students' trajectory.