Abstract:
RESUMO: Lecionar Matem atica no Ensino M edio, em escola p ublica principalmente, e um desa o,
visto que os alunos ingressam com di culdades b asicas de aprendizagem. Para saber se
a escola realizou um bom trabalho, o governo estadual do Cear a aplica uma avalia c~ao
denominada SPAECE (Sistema Permanente de Avalia c~ao da Educa c~ao B asica do Cear a).
A prepara c~ao para essa prova e composta por um conjunto de projetos desenvolvidos na
E.E.M. Wilebaldo Aguiar em Massap^e-CE, tendo como base uma matriz de refer^encia
especi ca dessa avalia c~ao, atrav es de m etodos simples aplicados no dia a dia dos alunos
e professores. Neste sentido, esse trabalho analisa os resultados da prepara c~ao para essa
avalia c~ao externa e os resultados da avalia c~ao em si, utilizando um modelo de regress~ao
linear simples. ABSTRACT: Teaching mathematics in high school , in public school primarily is a challenge , as students
enter with basic learning di culties. To nd out if the school held a good job , the
state government of Ceara applies an evaluation called SPAECE ( Permanent System of
Evaluation of Basic Education of Cear a ) . Preparation for this test consists of a set of
projects developed in E.E.M. Wilebaldo Aguiar in Massap^e -EC , based on a reference
matrix speci es that assessment, through simple methods applied in the daily lives of
students and teachers. In this sense, this paper analyzes the preparation of the results for
this external evaluation and assessment of the results themselves , using a simple linear
regression model.