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O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS PLURILÍNGUES (CENA/LIBRAS/PORTUGUÊS) NO POVOADO VÁRZEA QUEIMADA/PI

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dc.contributor.author FRANCO, Telma Cristina Ribeiro
dc.date.accessioned 2023-05-24T14:16:30Z
dc.date.available 2023-05-24T14:16:30Z
dc.date.issued 2023-05-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3314
dc.description Orientadora: Ana Valéria Marques Fortes Lustosa Examinador: Profª. Drª. Antonia Edna Brito Examinador: Prof. Dr. Elmo de Souza Lima Examinador externo: Prof.ª Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - UFSCar Examinador externo: Prof. Dr. Andrew Nevins - UFRJ pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O processo de inclusão social do surdo é pauta permanente de discussão, devido às lacunas na garantia de direitos da população surda, em relação às políticas públicas básicas de educação, saúde, trabalho, cultura etc. É uma preocupação expressa pela comunidade surda, visto que, apesar das conquistas legais, ainda são registradas omissões e negações de direitos fundamentais. Essa preocupação é, ainda maior, no que se refere aos surdos plurilíngues de Várzea Queimada (PI), por não verem respeitados seus direitos à aprendizagem e inserção social. Nessa perspectiva, a questão que moveu esta pesquisa foi: quais as concepções de surdos que fazem uso simultâneo da Libras, do Português e da Cena, acerca do seu processo de inclusão social, na “cidade dos surdos” (Várzea Queimada - PI)? Desse modo, o objetivo geral do estudo foi, investigar o processo de inclusão social de surdos plurilíngues no povoado Várzea Queimada (PI). Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico, no qual os sujeitos pesquisados (surdos) foram os protagonistas. Participaram 06 surdas e 03 surdos, além de colaboradores não surdos que participam da vida comunitária, familiar e escolar dos surdos (02 gestores da escola, 03 professoras, 02 professores, 01 agente de saúde e 02 mães) dos surdos. Foram utilizadas como técnicas etnográficas, a observação participante e a entrevista intensiva (virtual, com duas professoras, devido ao momento de pandemia; e de forma presencial, com os surdos, três professores, os gestores, as duas mães e o agente de saúde, no momento possível e autorizado, tanto pela escola, como pelos participantes). Os pontos discutidos permitiram compreender as concepções dos participantes (surdos) e dos colaboradores (não surdos) a respeito desse processo. Foi possível constatar que apesar dos surdos participarem das atividades laborais, religiosas e culturais na comunidade, não são protagonistas, na maior parte desses espaços/eventos. Em relação ao trabalho, são artesãos e agricultores, com raras exceções. Alguns recebem benefício social do governo federal, contribuindo com a renda familiar. Participam como espectadores, dos eventos religiosos e culturais. No que se refere à educação, constatou-se que as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores não correspondem às necessidades educativas dos surdos, especialmente, porque a língua materna (Cena) não é a língua de instrução, utilizada em sala de aula. Verificou-se, ainda, por meio dos depoimentos dos surdos, que não houve aprendizagem suficiente que garantisse compreensão da língua portuguesa, de modo a lhes assegurar progressão educaional de qualidade. Os dados a respeito dos surdos comprovaram, também, que estes são matriculados em uma turma de educação de jovens e adultos, sem especificação de série/ano, há mais de 10 anos. Notou-se que o índice de absenteísmo e evasão é significativo, apesar de ter sido garantido uma turma composta somente de surdos, o que representa certa segregação, uma vez que ainda assim, não é assegurado ensino de qualidade e comprovando que não é suficiente o convívio entre os pares, mas, principalmente, faz-se necessário que haja intérpretes em sala, adultos surdos de referência e professores que conheçam e façam uso da língua materna e, sobretudo, metodologias adequadas ao processo de letramento dos surdos. ABSTRACT: The process of social inclusion of the deaf people is a permanent agenda for discussion, due to the gaps in guaranteeing the rights of the deaf population, in relation to basic public policies on education, health, work, culture, etc. It is a concern expressed by the deaf community, since, despite the legal achievements, omissions and denials of fundamental rights are still recorded. This concern is even greater with regard to the plurilingual deaf people of Várzea Queimada (PI), as their rights to learning and social inclusion are not respected. From this perspective, the question which moved this research was: what are the conceptions of deaf people who make simultaneous use of Libras, Portuguese and Cena, about their process of social inclusion, in the “city of the deaf” (Várzea Queimada - PI)? Thus, the general objective of the study was to investigate the process of social inclusion of plurilingual deaf people in Várzea Queimada (PI). For that, a qualitative research was carried out, through an ethnographic case study, in which the researched subjects (deaf) were the protagonists. 06 deaf womwn and 03 deaf men participated, in addition to non-deaf collaborators who participate in the community, family and school life of the deaf people (02 school managers, 05 teachers (among these ones 03 were women and 02 weremen), 01 health agent and 02 mothers) of the deaf subjects. Participant observation and intensive interview were used as ethnographic techniques (virtual, with two teachers, due to the pandemic moment; and in person, with the deaf people, three teachers, the managers, the two mothers and the health agent, at the time possible and authorized by both the school and the participants). The points discussed allowed us to understand the conceptions of the participants (deaf ones) and collaborators (non-deaf ones) regarding this process. It was possible to verify that despite deaf people participating in work, religious and cultural activities in the community, they are not protagonists in most of these spaces/events. In terms of work, they are craftsmen and farmers, with rare exceptions. Some of them receive social benefits from the federal government, which contributes to family income. They participate as spectators in religious and cultural events. With regard to education, it was found that the methodological strategies used by teachers do not correspond to the educational needs of the deaf people, especially because the emerging tongue (Cena) is not the language of instruction used in the classroom. It was also verified, through the statements of the deaf, that there was not enough learning to ensure understanding of the Portuguese language, in order to ensure them educational progression of quality. The data about the deaf people ones also proved that they have been enrolled in a youth and adult education class, without specification of grade/year, for over 10 years. It was noted that the rate of absenteeism and dropout is significant, despite having been guaranteed a class composed only of deaf people, which represents a certain segregation, since even so, it is not ensured quality education and proving that it is not enough to live among peers to guarantee such education, but mainly the it is necessary the presence of interpreters , deaf adults of reference and teachers who know and make use of the emerging tongue in the classrom and, above all, appropriate methodologies to the process of literacy of the deaf people. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.subject Linguas de sinais pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Social inclusion pt_BR
dc.subject Deafness pt_BR
dc.subject Sign languages pt_BR
dc.title O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS PLURILÍNGUES (CENA/LIBRAS/PORTUGUÊS) NO POVOADO VÁRZEA QUEIMADA/PI pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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