Repositório Institucional da UFPI

O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO NORDESTE: uma análise da produção do conhecimento nas universidades federais

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author DUARTE, Maria de Jesus Rodrigues
dc.date.accessioned 2023-05-24T13:55:08Z
dc.date.available 2023-05-24T13:55:08Z
dc.date.issued 2023-05-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3312
dc.description Orientador: Profa. Dra. Rosana Evangelista da Cruz Examinador: Prof. Dr. Luis Carlos Sales Examinador externo: Profa. Dra. Márcia Aparecida Jacomini - UNIFESP Examinador externo: Profa. Dra. Antônia Almeida Silva - UEFS pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo compreender o panorama epistemológico da produção acadêmica em Financiamento da Educação nos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades federais do Nordeste brasileiro, no período de 1990 a 2019. O estudo foi direcionado pelas seguintes questões norteadoras: Qual a configuração da produção em Financiamento da Educação nas teses e dissertações dos programas analisados? Quais os condicionantes da produção investigada, nas instituições foco da investigação, no que concerne às linhas de pesquisa e à produção acadêmica dos orientadores? Quais as perspectivas teóricometodológicas que caracterizaram a referida produção? De abordagem quanti-qualitativa e de natureza documental, o trabalho insere-se entre os estudos de revisão que tratam sobre a produção do conhecimento na pós-graduação em educação, com atenção especial ao tema Financiamento da Educação. No procedimento metodológico, o estudo pautou-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e adotou alguns critérios da Matriz Paradigmática (SÁNCHEZ GAMBOA, 1987; 1998) e do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (TELLO; MAINARDES, 2015) para exploração das teses e dissertações sobre o tema Financiamento da Educação recolhidas em bancos de dados especializados. O referencial teórico apoiou-se em autores como Japiassu (1979), Sánchez Gamboa (1998; 2012; 2013), Bourdieu (1983; 2004), Araújo (2010), Tello e Mainardes (2015), Mainardes (2017; 2018a; 2018b) dentre outros, visando à compreensão da temática investigada como produto de um processo histórico e social. Os resultados mostraram um crescimento expressivo da produção na área, com prevalência de dissertações e concentração de estudos em algumas universidades. Foi constatada a presença de temáticas variadas no conjunto dos trabalhos, abordando as diversas formas de financiamento da educação, evidenciando que a escolha dos temas de pesquisa é algo contingencial, geralmente movido por interesses que são ao mesmo tempo científicos e políticos e que emanam dos agentes que estão, ou não, dentro do campo. Identificou-se, também, que os PPGEs que possuem linha de pesquisa direcionada à temática e que têm docentes que participam de pesquisas em redes colaborativas produziram mais sobre o tema investigado. Concernente às perspectivas teórico-metodológicas das teses e dissertações foco da investigação, foi possível apreender que há um quantitativo de autores que anunciaram o método adotado, mas a perspectiva e posicionamento epistemológicos não foram claramente evidenciados pela maior parte dos pesquisadores. Prevalece a abordagem quanti-qualitativa, com predomínio da análise documental, entrevista, questionário e diferentes tipos de observação como técnicas de coleta de dados. Pode-se concluir que houve o crescimento da produção em Financiamento da Educação; que a escolha dos temas de pesquisa está vinculada aos interesses científicos e políticos dos agentes do campo; e que as estratégias individuais e coletivas de pesquisa são, em sua maioria, pautadas por ações de cooperação entre os pesquisadores, contribuindo para o fortalecimento do financiamento da educação, como parte da política educacional e como um campo de conhecimento que está em processo de constituição no Nordeste brasileiro. ABSTRACT: The present research aimed to understand the epistemological panorama of academic production in Education Financing in Graduate Programs in Education of federal universities in Brazil’s Northeast, from 1990 to 2019. The study was led by the following guiding questions: What is the configuration of production in Education Financing in the theses and dissertations of the analyzed programs? What are the conditions of the investigated production, in institutions focused on the investigation, regarding the lines of research and academic production of the supervisors? What theoretical-methodological perspectives characterized this production? With a quantitative-qualitative approach and a documentary nature, the work is included among the review studies that deal with the production of knowledge in graduate education, with special attention to the topic of Education Financing. In the methodological procedure, the study was based on content analysis (BARDIN, 2016) and adopted some criteria from the Matriz Paradigmática (SÁNCHEZ GAMBOA, 1987; 1998) and the Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (TELLO; MAINARDES, 2015) for exploration of theses and dissertations on the topic of Education Financing collected in specialized databases. The theoretical framework was supported by authors such as Japiassu (1979), Sánchez Gamboa (1998; 2012; 2013), Bourdieu (1983; 2004), Araújo (2010), Tello and Mainardes (2015), Mainardes (2017; 2018a; 2018b) among others, aiming to understand the theme investigated as a product of a historical and social process. The results showed an expressive growth in production in the area, with a prevalence of dissertations and concentration of studies in some universities. The presence of varied themes was found in the set of works, addressing the various forms of financing education, showing that the choice of research themes is something contingent, generally driven by interests that are at the same time scientific and political and that emanate from agents who are, or not, within the field. It was also identified that the PPGEs that have a line of research focused on the theme and that have professors who participate in research in collaborative networks produced more on the topic investigated. Concerning the theoretical-methodological perspectives of the theses and dissertations that are the focus of the investigation, it was possible to apprehend that there is a number of authors who announced the adopted method, but the epistemological perspective and position were not clearly evidenced by most researchers. The quantitative-qualitative approach prevails, with a predominance of document analysis, interviews, questionnaires and different types of observation as data collection techniques. It can be concluded that there was an increase in the production of Education Financing; that the choice of research themes is linked to the scientific and political interests of the agents in the field; and that individual and collective research strategies are, for the most part, guided by cooperative actions among researchers, contributing to the strengthening of education financing, as part of educational policy and as a field of knowledge that is in the process of being constituted in the Brazilian Northeast. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação - financiamento pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Produção do conhecimento pt_BR
dc.subject Education financing pt_BR
dc.subject Knowledge production pt_BR
dc.subject Review studies pt_BR
dc.subject Theoretical-methodological analysis pt_BR
dc.subject Educational politics pt_BR
dc.title O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO NORDESTE: uma análise da produção do conhecimento nas universidades federais pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account